ntrodução
A história de qualquer povo ou de qualquer tempo pode ser contada e entendida de maneiras diferentes, quero
propor aqui um pequeno desafio. Olhem para esta imagem:
O que vocês veem nas imagens acima? Que mensagem essas imagens parecem transmitir? Quem já viu algo parecido antes? O que torna essas imagens engraçadas ou interessantes?
Essas imagens, assim como muitas outras que circulam na
internet, é o que chamamos de meme. Memes são conteúdos visuais (geralmente com
texto) que se espalham rapidamente, carregados de humor, crítica ou comentários
sobre a sociedade, cultura e, acreditem, até mesmo sobre a história!
Hoje, vamos mergulhar no universo dos memes para entender
como eles funcionam, como podemos interpretá-los como fontes visuais e, o mais
empolgante, como podemos produzir os nossos próprios memes para contar
histórias e discutir o passado. Preparem-se para ver a história com outros
olhos – e quem sabe, com um toque de bom humor!
.......................................................................................................................................................................
Objetivos
Objetivo Geral
Promover a leitura crítica e a interpretação de fontes
visuais diversas – incluindo memes, charges e histórias em quadrinhos – como
ferramentas para o ensino e a aprendizagem da História, incentivando a produção
autoral dos alunos e a apropriação de conhecimentos históricos em diferentes
linguagens.
Objetivos Específicos
- Capacitar
os alunos a identificar e analisar os elementos constitutivos de fontes
visuais, como memes e quadrinhos (imagem, texto, contexto de circulação e
produção).
- Desenvolver
a habilidade de interpretar a mensagem implícita e explícita em memes e
histórias em quadrinhos relacionados a eventos, personagens e conceitos
históricos.
- Estimular
a discussão sobre como imagens e narrativas visuais podem ser utilizadas
como fontes históricas, considerando suas potencialidades, limitações e
vieses.
- Incentivar
a criatividade e o protagonismo dos alunos na produção de memes
históricos, promovendo a apropriação do conteúdo e a expressão de
diferentes pontos de vista.
- Fomentar
a compreensão da relevância da cultura digital, das linguagens da cultura
pop e das novas mídias na construção do conhecimento histórico.
- Analisar
criticamente obras da Turma da Mônica que abordam fatos históricos, como a
Proclamação da República, relacionando-as com o contexto histórico e a
narrativa proposta.
- Utilizar
o perfil de Instagram @iemgnahistoria como plataforma de divulgação,
compartilhamento e aprendizado contínuo sobre história e recursos
pedagógicos visuais.
Justificativa
A inclusão de fontes visuais não tradicionais, como os
memes e histórias em quadrinhos, no ensino de História dialoga diretamente com
a realidade e os interesses dos alunos contemporâneos. Ao utilizar essas
linguagens familiares e populares, o projeto busca romper com a percepção de
que a História é uma disciplina árida e distante, aproximando-a do universo
cotidiano dos estudantes. A relevância de temas como a Proclamação da
República, quando abordada através de recursos como a Turma da Mônica, torna o
aprendizado mais palpável e engajador.
A interpretação de memes e quadrinhos exige dos alunos o
desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, decodificação de mensagens
implícitas, análise de contexto e identificação de intenções comunicativas.
Essas são competências essenciais não apenas para o estudo da História, mas
para a vida em sociedade, especialmente em um mundo cada vez mais saturado de
informações visuais. O uso do Instagram @iemgnahistoria como ferramenta
complementar fortalece essa abordagem, integrando o aprendizado à rotina digital
dos alunos e oferecendo um acervo de recursos.
Ademais, a proposta de produção de memes pelos próprios
alunos estimula o protagonismo, a criatividade e a apropriação do conteúdo. Ao
transformarem conceitos históricos em memes, os estudantes não apenas fixam o
aprendizado, mas também exercitam a capacidade de síntese, a argumentação e a
expressão de suas próprias visões sobre o passado. Portanto, este projeto visa
enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo,
interativo e alinhado às competências do século XXI, ao integrar a cultura pop
e as novas mídias ao estudo formal da história.
Metodologia
Este projeto será desenvolvido ao longo do quarto
bimestre, com atividades semanais que integram a leitura, a interpretação e a
produção de fontes visuais, incluindo memes e histórias em quadrinhos.
Semana 1-2: Desvendando os Memes e a História na Turma da
Mônica
- Introdução
e Discussão Inicial: Apresentação de memes históricos variados, seguida de
roda de conversa para interpretação, levantamento de hipóteses e discussão
sobre o que constitui um meme e como ele se relaciona com a História.
Breve apresentação do perfil @iemgnahistoria como recurso.
- Leitura
e Análise de Fontes Visuais: Apresentação e leitura de histórias da Turma
da Mônica que abordam a Proclamação da República. Análise guiada dos
elementos visuais e textuais, discussão sobre o contexto de produção e
circulação, e a mensagem transmitida. Comparação entre a abordagem
histórica nos quadrinhos e em memes.
Semana 3-4: A História nas Imagens e as Imagens na
História
- Potencialidades
das Fontes Visuais: Discussão sobre como imagens (incluindo memes e
quadrinhos) podem funcionar como fontes históricas, seus vieses, sua
capacidade de evocar emoções e perspectivas. Comparação com outras fontes
visuais (pinturas, fotografias, charges).
- Oficina
de Interpretação: Exercícios práticos de interpretação de memes e trechos
de histórias em quadrinhos, individualmente e em pequenos grupos, com foco
em identificar elementos de humor, crítica, anacronismo, e a relação com
fatos e períodos históricos específicos, especialmente a Proclamação da
República.
Semana 5-6: Criando a Nossa História em Memes
- Introdução
à Produção de Memes: Apresentação de ferramentas e plataformas simples
para a criação de memes (online ou offline). Demonstração de como
selecionar imagens, adicionar texto e adaptar a linguagem de forma a
comunicar uma mensagem histórica.
- Brainstorming
e Planejamento: Os alunos, em grupos, definirão temas históricos a serem
abordados (com foco no conteúdo do bimestre, incluindo a Proclamação da
República e outros temas abordados com memes) e planejarão a criação de
seus memes, considerando a mensagem que desejam transmitir e a relevância
histórica.
Semana 7-8: Mãos à Obra e Compartilhamento
- Produção
dos Memes: Tempo dedicado à criação dos memes pelos alunos, com
acompanhamento e orientação do professor. Incentivar o uso de referências
históricas do bimestre.
- Exposição
e Debate: Criação de uma "galeria de memes históricos" (virtual
ou física) e momento de apresentação dos memes produzidos, seguida de
debate sobre os temas abordados, as escolhas criativas e o aprendizado
adquirido. Os melhores memes poderão ser compartilhados no Instagram
@iemgnahistoria (com a devida autorização).
Cronograma (Quarto Bimestre - 40 horas / 2 horas
semanais)
Semana |
Horas |
Conteúdo e Atividades |
1ª |
2 |
Introdução: O que é um meme? Discussão inicial sobre
memes históricos. Apresentação e interpretação de memes. Apresentação do
perfil @iemgnahistoria. |
2ª |
2 |
Leitura e Análise de Fontes Visuais: Histórias da Turma
da Mônica sobre a Proclamação da República. Análise guiada de memes e
quadrinhos sobre eventos/personagens históricos do bimestre. |
3ª |
2 |
A História nas Imagens: Potencialidades e limitações
das fontes visuais (memes, charges, fotos, quadrinhos). Discussão sobre como
a história é representada e interpretada em diferentes linguagens. |
4ª |
2 |
Oficina de Interpretação: Exercícios práticos de
decodificação e análise crítica de memes e trechos de quadrinhos históricos
em grupos. |
5ª |
2 |
Introdução à Produção de Memes: Ferramentas, técnicas e
exemplos. Demonstração de criação. Discussão sobre como transmitir mensagens
históricas de forma eficaz e responsável. |
6ª |
2 |
Planejamento da Produção: Definição de temas históricos
e elaboração de propostas de memes pelos grupos, com foco no conteúdo do
bimestre. |
7ª |
2 |
Produção de Memes (Parte 1): Tempo para criação em
grupo com acompanhamento e orientação do professor. |
8ª |
2 |
Produção de Memes (Parte 2): Finalização dos memes.
Preparação para a apresentação. Seleção dos memes para a "galeria"
e possível compartilhamento no Instagram @iemgnahistoria. |
9ª |
2 |
Exposição e Debate: Apresentação dos memes produzidos,
"galeria de memes históricos" e roda de conversa final sobre o
processo de criação e aprendizado. Discussão sobre a relevância das fontes
visuais na historiografia. |
10ª |
2 |
Avaliação e Fechamento: Consolidação dos aprendizados,
reflexões sobre o projeto, autoavaliação e avaliação do projeto. Feedback
geral e encerramento das atividades do bimestre. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário