sexta-feira, 5 de abril de 2019

O vocabulário de história é o grande vilão que impede os jovens de entender a disciplina?


O aluno da educação básica quando começa os seus estudos acerca da história do Brasil e da história universal sofre uma espécie de “choque cultural” ao perceber que o seu conhecimento dos significados das palavras (quase) sempre não pode ser aplicado para desvendar (interpretar) os sentidos de um texto e\ou documento histórico. Algumas vezes podem até coincidir, mas em  muitas outras não.
Compreender o sentido de uma palavra na perspectiva da história significa resgatar o que foi essa palavra no seu contexto histórico-espacial original. É importante perceber também que as pessoas de uma outra época tinham um referêncial específico para um dado termo que pode ser bem diferente daquele que usualmente é aplicado nos dias de hoje. Pois, a nossa língua é extremamente dinâmica, sofrendo influências do processo histórico, do espaço geográfico, do tempo, das relações sociais e das interações com outros povos que podem gerar mudanças tanto na grafia como no sentido. Muitas palavras tomaram outros sentidos ao serem transladadas de Portugal para o Brasil ou foram incorporadas ao português a partir das línguas indígenas, africanas e de outros povos, com os quais o português esteve ou ainda está se relacionando. Isto ocorre em virtude do fato da língua e da linguagem ser em sua essência objetos históricos que estão relacionadas inseparavelmente daqueles que as falam. É por isso que as línguas são elemento fortes no processo de identificação social dos grupos humanos.
Os alunos atuais têm uma carência no que se refere ao estudo da língua portuguesa e da história, em particular, do ensino do léxico. Este não é algo simples. Pelo contrário, é um grande desafio que envolve o estudo do dicionário, de enciclopédias e outros livros que são pouco atrativos para jovens num mundo digital. No entanto, tais livros são utéis caso o professor saiba instigar o aluno ao processo de aprendizagem de ampliação do vocabulário histórico.
É importante ressaltar que a definição de palavras e termos desempenham um importante papel importante no processo de comunicação, na leitura de textos históricos e na construção de diversas perspectivas do conhecimento humano. A aprendizagem do léxico se processa de modo contínuo ao longo de toda a vida. O nosso desafio como professor de história é buscar novas formas com que garantam a ampliação do conhecimento histórico.

É provável que a ampliação do vocabulário de termos específicos da disciplina História permitirá aos alunos do terceiro ano do ensino médio uma maior e melhor compreensão de textos e documentos históricos. Mas como fazer isto

Uma sugestão é construir um glossário com termos específicos do vocabulário da História Contemporânea que possibilite ampliar o vocabulário dos alunos do terceiro ano do ensino médio e, consequentemente, crie uma ampliação da competência linguística e comunicativa dos alunos. Ao mesmo tempo, os alunos e professores podem utilizar esse novo vocabulário em novos textos devidamente orientados pelo professor. O que certamente irá garantir uma melhor compreensão dos  termos históricos específicos. Além do emprego adequado dos termos lexicais em textos orais e escritos da disciplina de História. 

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