quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Quadro 1: Aula tradicional

Quadro 1: Aula tradicional
Hierarquia e vigilância

PROFESSOR
ALUNO
ESPAÇO
Tem n vezes mais espaço livre que os alunos. O espaço da secretária é n vezes o espaço da carteira do aluno.
Reduzido à carteira e à fila que lhe dá acesso.


MOBILIDADE
Levanta-se e pode movimentar-se entre os alunos.
Está sempre sentado na carteira. Só pode levantar-se com autorização. Não tem mobilidade nem domina o espaço de trabalho.
POSTURA
Senta-se atrás da secretária. Olha de cima do estrado. Escreve no quadro de constas para o aluno.
“Entalado” na carteira. Vê de baixo e olha sempre para a frente.
TEMPO DE PALAVRA
Tem quase a totalidade do uso da palavra. Dirige-se coletivamete  aos alunos, a comunicação faz-se num só   sentido: exposição do saber.
Está reduzido a responder oralmente ou por escrito a perguntas, ou a ler obedecendo a uma ordem.
As interações entre alunos (conversas paralelas) existem mas são proibidas.



A escola tradicional possui uma série de características que evidencia uma posição empirista. Percebemos um forte apelo à assimilação, por  parte do aluno, do conhecimento que lhe é externo e deve ser adquirido por meio de transmissão sem exigência de maiores elaborações pessoais, de forma que a relação professor-aluno é unilateral, o aluno é visto como um recipiente a ser preenchido, relação esta denominada por Paulo Freire (2005) como bancária e opressora.
O modelo Tradicional prevê um ensino dogmático, em que não estabelece distinção entre educação e instrução, por isso defende a “instrução educativa” a partir de conteúdos livrescos e uma metodologia que deve seguir os seguintes passos: em primeiro lugar, temos a preparação: os conteúdos são apresentados aos alunos; em seguida, no segundo momento, tem-se. apresentação: é o momento de esclarecimento do conteúdo; no terceiro momento, ocorre a associação: comparação das novas idéias com as anteriores; o quarto momento desse processo é o da generalização e aplicação: formulação de princípios gerais e fixação das idéias a partir da experimentação de exercícios.
O modelo tradicional de ensino aprendizagem emprega o método expositivo, o uso do livro didático e quadro negro, como outros recursos metodológicos que garantam a atenção e disciplina do aluno.
É o professor que escolhe e apresenta os conteúdos, sem relação com a vida social do educando, de modo que este limita-se a mera transmissão de idéias recheada de valores sociais e culturais do ponto de vista de quem ensina. Quanto o professor faz a sua escolha metodológica não considera os interesses dos seus alunos.

Quadro 2
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ESCOLA TRADICIONAL
Relação aluno/professor
Magistrocêntrica: o professor  é o centro de todo o processo de transmissão do conhecimento. Ele detém o saber e a autoridade. Dirige o processo de aprendizagem e apresenta o modelo a ser seguido. É uma relação vertical.
O aluno é passivo. Em casos extremos, é reduzido a um mero receptor da tradição cultural (por isto, alguns autores chamam esse tipo de educação de “educação bancaria”)
Conteúdo
A escola tradicional visa a aquisição de noções, enfatizando o esforço de assimilação dos conhecimentos. Daí derivam o caráter abstrato do saber, o verbalismo.
Valorização do passado. A escola se distancia da vida, ou seja, o conteúdo aprendido nos bancos escolares não possuem muita relação com a vida cotidiana dos alunos. A escola valoriza o conteúdo livresco.
Metodologia
Aulas expositivas, centradas na figura do profesor.
Exercícios de fixação (leituras repetitivas e cópias).
Alunos
Submetidos a horários, programas e currículos muito rígidos, os alunos são considerados um bloco único e homogêneo, não havendo qualquer preocupação com as diferenças individuais.
Avaliação
Valorização dos aspectos cognitivos.
Supervalorização da memória e da capacidade de reconstituir aquilo que foi apresentado em sala de aula e está nos livros didático.
Instrumento principal de avaliação: provas individuais e sem consulta.
O aluno estuda para ser avaliado. Como o aluno não estuda para aprender, o processo de verificação de aprendizagem se torna artificial. Utiliza-se na avaliação prêmios e castigos, o que gera competição entre os alunos.
Para manter a ordem e disciplina, durante muito tempo, utilizou-se de castigos corporais.



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