quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Diferença entre dedução e indução

Diferença entre dedução e indução


DEDUÇÃO
INDUÇÃO
A dedução consiste em partir de uma verdade já conhecida (seja por intuição, seja por uma demonstração anterior) e que funciona como um princípio geral ao qual se subordinam todos os casos que serão demonstrados a partir dela.
Por isso também se diz que a dedução vai do geral ao particular ou do universal ao individual.
O ponto de partida de uma dedução é ou uma idéia verdadeira ou uma teoria verdadeira
Com a indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que explica e subordina todos esses casos particulares.
A definição ou a teoria são obtidas no ponto final do percurso. E a razão também oferece um conjunto de regras precisas para guiar a indução; se tais regras não forem respeitadas, a indução será considerada falsa.
A dedução permitirá que cada caso particular encontrado seja conhecido, demonstrando que a ele se aplicam todas as leis, regras e verdades da teoria.
Por exemplo, estabelecida a verdade da teoria física de Newton, sabemos que: 1) as leis da física são relações dinâmicas de tipo mecânico, isto é, se referem à relações de força (ação e reação) entre corpos dotados de figura, massa e grandeza; 2) os fenômenos físicos ocorrem no espaço e no tempo; 3) conhecidas as leis iniciais de um conjunto ou de um sistema de fenômenos, poderemos prever os atos que ocorrerão nesse conjunto e nesse sistema

Este tipo de raciocínio é o preferido dos
matemáticos.
A dedução é um procedimento pelo qual um fato ou objeto particulares são conhecidos por inclusão numa teoria geral.
Costuma-se representar a dedução pela seguinte fórmula:
Todos os x são y (definição ou teoria geral); A é x (caso particular); Portanto, A é y (dedução).
Exemplos:
1.
Todos os homens (x) são mortais (y); Sócrates (A) é homem (x); Portanto, Sócrates (A) é mortal (y).
2.
Todos os metais (x) são bons condutores de eletricidade (y); O mercúrio (A) é um metal (x); Portanto, o mercúrio (A) é bom condutor de eletricidade (y).

o raciocínio indutivo permite apenas conclusões prováveis a partir de certas afirmações iniciais, chamadas de premissas ou hipóteses.
As conclusões são obtidas, a partir das premissas, usando-se o raciocínio lógico e, uma vez encontradas, as conclusões são incontestáveis.
Para sermos mais precisos, um argumento lógico dedutivo é sempre formado por três partes: as hipóteses (ou premissas), as conclusões (ou a tese) e a inferência (ou seja o processo pelo qual passamos das hipóteses à tese).
Nos argumentos indutivos se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão provavelmente será verdadeira e as conclusões encerram informações que não estavam totalmente contidas nas hipóteses.

Indutivamente só podemos chegar a conclusões prováveis, por isto não podemos saber se um raciocínio indutivo é correto.
Naturalmente isto vai depender das relações entre as conclusões e as hipóteses

Nenhum comentário:

Postar um comentário