Observações sobre o trabalho acadêmico e científico
Texto de Ronaldo Campos
Você já se perguntou qual é a verdadeira importância de uma pesquisa acadêmica-científica? Provavelmente, muitas vezes. Em primeiro lugar. é preciso definir o que é uma pesquisa científica e quais as suas principais possibilidades.
No nosso mundo globalizado e conectado, cada vez mais as pesquisas científicas possibilitam alargar os nossos horizontes e a nossa forma de ver o mundo, incentivando-nos a ter uma abordagem mais crítica e analítica sobre a
realidade social na qual estamos inseridos e da qual fazemos parte. A ciência é um importante instrumento para construir
questionamentos do mundo que nos cerca e do saber que nos é apresentado como verdade. A ciência nos permite compreender que a verdade não é algo dado como absoluto e imutável. A verdade também é uma construção histórica. Não é um dado dogmático (determinante de certezas) alienado (longe da
história) e a–histórico.
O trabalho
científico muitas vezes assume a forma dissertativa, pois o seu objetivo (em muitas situações) é o de demonstrar, mediante
argumentos, uma tese, que é uma solução proposta para um problema,
relativo a determinado tema. Mas o conhecimento humano não se restringe apenas ao saber científico.
Os tipos de conhecimentos são o senso comum, o conhecimento filosófico e
o conhecimento científico. Quando falamos em senso comum estamos nos referindo
aquele tipo de saber
predominantemente utilizado na solução de problemas cotidianos sem a ajuda das
construções racionais e metódicas da ciência, sem os instrumentos que a
ciência desenvolveu para que se atinja uma melhor compreensão do mundo. É um saber típico de pessoas comuns
que os adquirem a partir das suas experiências de vida. É um conhecimento
produzido por leigos que buscam dar respostas às questões e necessidades de seu
mundo baseados num “conhecimento” cujo conjunto de formulações a ciência
denomina “senso comum”.Para a ciência, o senso comum é um “conhecimento vulgar”, de uma “sociologia espontânea”, com a
qual é preciso romper para que se torne possível o conhecimento científico,
racional e válido.
No nosso dia a dia, lidamos com uma forma de saber que é o resultado das experiências levados a efeito pelo ser humano quando lidou (e ainda lida) com os problemas da nossa existência diária. É um saber essencialmente empírico, construído sem um planejamento rigoroso. É ametódico e bastante assistemático. Certamente é o mais antigo e está presente em praticamente todas as culturas da Terra. Sendo utilizado no cotidiano. Parte sempre de generalizações muitas
vezes apresadas e imprecisas. É um conhecimento subjetivo e preso as aparências. É também fragmentário em comparação
com a ciência, pois não estabelece conexões onde estas poderiam ser
verificadas.
Se o senso comum constrói o seu saber a partir da
observação de dados sensíveis apreendidos por uma percepção imediata, pessoal e
efêmera do mundo, o fato cientifico é um fato abstrato, isolado do
conjunto em que se encontra normalmente inserido e elevado a um grau de
generalidade. Sendo, a ciência o resultado da utilização de métodos
rigorosos, os quais permitiram a ciência atingir um tipo de conhecimento
sistemático, preciso e objetivo segundo o qual são descobertas relações
universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite prever
acontecimentos e também agir sobre a natureza de forma mais
segura.
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