quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Iemg - perfil de uma importante escola de Belo Horizonte



Iemg - perfil de uma importante escola de Belo Horizonte

O Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) é uma escola tradicional de grande destaque no cenário mineiro e nacional. Responsável pela formação de muitas gerações de mineiros. Foi fundada em 1906 com o nome de “Escola Normal Modelo” tendo como lema a frase: “educar-se para educar”.
No ínicio da sua história, adotou-se uma abordagem mais tradicional enfatizando a qualidade da formação de professores, com o ensino exclusivo para moças da elite, que recebiam preparação para o magistério. Durante muitos anos foi colocada como a escola de referência do Estado. Atualmente, é uma das maiores escolas da rede estadual de Minas Gerais atendendo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o magistério pedagógico e a educação de jovens e adultos. Buscando atender aos ideais de universalização do ensino propostos pela Secretária de Estado de Educação. A sua relevância no cenário mineiro pode ser atestada através dos resultados obtidos pelas avaliações do governo e pelas inúmeras aprovações dos nossos alunos nas mais importantes instituições de educação superior pública e privada.
O Instituto de Educação de Minas Gerais também se destaca no campo cultural da nossa cidade. Projetos como o coral “Jovens Cantores do IEMG” e a fanfarra são importantes exemplos.

Ao longo da sua história, O IEMG sempre buscou tratar a educação como algo central. Estabelecendo um movimento de diálogo, aprofundamento e identificação dos problemas que devem ser enfrentados e valorização das iniciativas pedagógicas que obtiveram sucesso. Potencializando os saberes, as práticas e as competências educativas dos seus alunos e professores. Nesse sentido, o Instituto de Educação foi e continua sendo  um palco privilegiado para as reformas, transformações e revoluções no campo da educação que possibilitaram desenvolver junto aos alunos as competências necessárias para torná-los em indivíduos capazes de viver de modo autônomo, produtivo e responsável. Tornando-os sujeitos, donos da sua própria história, responsáveis por buscarem  novas abordagens que possam ir além dos limites das visões tradicionais apresentadas pelo senso comum. Esse processo de buscar novos caminhos valoriza também o espaço comunitário, em seu entoirno, percebendo a escola como instituição excepcional para tornar a nossa sociedade mais inclusiva e participativa.

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