Iemg - perfil de uma importante escola de Belo Horizonte
O
Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) é uma escola tradicional de grande
destaque no cenário mineiro e nacional. Responsável pela formação de muitas
gerações de mineiros. Foi fundada em 1906 com o nome de “Escola Normal Modelo”
tendo como lema a frase: “educar-se para educar”.
No
ínicio da sua história, adotou-se uma abordagem mais tradicional enfatizando a qualidade da formação de professores, com o ensino
exclusivo para moças da elite, que recebiam preparação para o magistério. Durante
muitos anos foi colocada como a escola de referência do Estado. Atualmente,
é uma das maiores escolas da rede estadual de Minas Gerais atendendo a educação
infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o magistério pedagógico e a
educação de jovens e adultos. Buscando atender aos ideais de universalização do
ensino propostos pela Secretária de Estado de Educação. A sua relevância no
cenário mineiro pode ser atestada através dos resultados obtidos pelas avaliações
do governo e pelas inúmeras aprovações dos nossos alunos nas mais importantes instituições de educação superior
pública e privada.
O Instituto de Educação de Minas Gerais também se
destaca no campo cultural da nossa cidade. Projetos como o coral “Jovens
Cantores do IEMG” e a fanfarra são importantes exemplos.
Ao longo da sua história, O IEMG sempre buscou
tratar a educação como algo central. Estabelecendo um movimento de diálogo,
aprofundamento e identificação dos problemas que devem ser enfrentados e
valorização das iniciativas pedagógicas que obtiveram sucesso. Potencializando
os saberes, as práticas e as competências educativas dos seus alunos e
professores. Nesse sentido, o Instituto de Educação foi e continua sendo um palco privilegiado para
as reformas, transformações e revoluções no campo da educação que
possibilitaram desenvolver junto aos alunos as competências necessárias para
torná-los em indivíduos capazes de viver de modo autônomo, produtivo e
responsável. Tornando-os sujeitos, donos da sua própria história, responsáveis por
buscarem novas abordagens que possam ir
além dos limites das visões tradicionais apresentadas pelo senso comum. Esse
processo de buscar novos caminhos valoriza também o espaço comunitário, em seu
entoirno, percebendo a escola como instituição excepcional para tornar a nossa
sociedade mais inclusiva e participativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário