terça-feira, 3 de abril de 2012

Ministra Ana de Hollanda abre primeira reunião anual do Conselho Curador da FCP




A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou da primeira reunião do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares (FCP), nesta segunda-feira (26), à tarde , em Brasília. O Conselho foi criado oficialmente em dezembro de 2011. É composto por representantes governamentais e da sociedade civil e tem a finalidade de formular propostas sobre políticas públicas relacionadas à cultura afro-brasileira, além de opinar sobre questões relevantes para a promoção e preservação dos valores culturais, sociais e econômicos relacionados à cultura negra no país.
Na abertura da reunião, a ministra da Cultura destacou a importância da participação do Conselho Curador da FCP na construção de uma imagem afirmativa da Fundação Palmares, da sua vocação e trabalho realizados junto ao Ministério da Cultura e a todo o Governo Federal. “Precisamos inverter o discurso negativo existente sobre as ações governamentais de proteção e difusão da Cultura dos afrodescendentes no Brasil e, para isso, a participação do conselho é fundamental”, afirmou.
Ana de Hollanda comentou também sobre a necessidade de melhorar a estrutura da Fundação Palmares para que a instituição possa realizar um trabalho que reflita a importância da missão que tem, de criar espaços iguais para negros e brancos, abandonando os meros discursos formais sobre o tema, para transformar a igualdade de oportunidade em uma realidade no país.
Após abrir os trabalhos do conselho, a ministra visitou as novas instalações da biblioteca da fundação, que recebeu o nome do ativista negro já falecido, Oliveira Silveira, idealizador das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, na data de 20 de novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL - PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2012




MUSEU HISTÓRICO NACIONAL - PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2012

MINISTÉRIO DA CULTURA

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL



PROGRAMAÇÃO 2012



De maio a novembro de 2012, serão realizados no Museu Histórico Nacional catorze cursos voltados à profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura, Arquivologia, Belas Artes, Biblioteconomia, Educação, Fotografia, História, História da Arte e Museologia. Membros da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional e estudantes têm desconto em todos os cursos. Têm direito aos certificados aqueles que obtiverem presença mínima de 80% (oitenta por cento). As inscrições podem ser feitas no próprio museu, no setor do cursos, 3ª e 5ª feira, das 14 às 17h, ou pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, próximo à Praça XV.



MAIO:
CONSERVAÇÃO FOTOGRÁFICA: IDENTIFICAÇÃO E PROCEDIMENTOS BÁSICOS (TURMA EXTRA)
Sandra Baruki e Richam Samir
De 21 a 25 de maio, de 2º a 6º feira, das 14 às 18h
Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

JUNHO:
A IGREJA SECULAR: TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS E SUA IDENTIDADE ARTÍSTICA NO BRASIL COLONIAL
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
De 11 a 15 de junho, de 2º a 6º feira, das 14 às 18h
Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

ILUMINAÇÃO DE MUSEUS – MÓDULO I
Mariangela de Moura
De 18 a 22 de junho, de 2º a 6º, das 14 às 18h
Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

O AZULEJO E SUA PRESENÇA NO BRASIL
Dora Monteiro e Silva de Alcântara
De 25 a 29 de junho, de 2º a 6º feira, das 14 às 17 h
Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

JULHO:
OFICINA DE HISTÓRIA PARA PROFESSORES DO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Vladimir Zamorano e convidados
Dias 23, 24 e 25 de julho, de 2º a 4º feira, das 10 às 17h
Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

AGOSTO:
ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS
Aline Lopes de Lacerda
De 13 a 17 de agosto, de 2º a 6º feira, das 10 às 13h
Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

CONSERVAÇÃO FOTOGRÁFICA: IDENTIFICAÇÃO E PROCEDIMENTOS BÁSICOS
Sandra Baruki e Richam Samir
De 20 a 24 de agosto, de 2º a 6º feira, das 14 às 18h
Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

DIGITALIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS
Millard Wesley Long Schisler
Dias 27, 28 e 29 de agosto, de 2ª a 4ª feira, das 09 às 18h
Profissionais: R$ 252,00 (3 parcelas de R$ 84,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 216,00 (3 parcelas de R$ 72,00)

SETEMBRO:
EMBALAGEM E MANUSEIO DE OBRAS DE ARTE
Claudia Calaça
Dias 24, 25 e 26 de setembro, de 2º a 4º feira, das 13 às 18h
Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

A CRIAÇÃO, A REPRODUÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DOS MUSEUS: MERCADOS DE ARTE E COLEÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS NO OCIDENTE MODERNO
Roberto de Magalhães Veiga
De 10 a 14 de setembro, de 2º a 6º feira, das 14 às 17h
Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)

OUTUBRO:
GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL
José Luiz Pedersoli Júnior
Dias 8, 9 e 10 de outubro, de 2º a 4º feira, das 10 às 18h
Profissionais: R$ 252,00 (3 parcelas de R$ 84,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 216,00 (3 parcelas de R$ 72,00)

ILUMINAÇÃO DE MUSEUS – MÓDULO II
Mariangela de Moura
De 22 a 26 de outubro, de 2º a 6º feira, das 14 às 18h
Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

NOVEMBRO:
MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES
Luiz Antonelli e Cristiane João
De 5 a 9 de novembro, de 2º a 6º feira, das 14 às 17h
Profissionais: R$ 201,00 (3 parcelas de R$ 67,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 177,00 (3 parcelas de R$ 59,00)

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DO PATRIMÔNIO EDIFICADO: ASPECTOS GERAIS
Claudia Suely Rodrigues de Carvalho
De 26 a 30 de novembro, de 2º a 6º feira, das 14 às 17h
Profissionais: R$ 186,00 (3 parcelas de R$ 62,00)
Estudantes e associados/MHN: R$ 165,00 (3 parcelas de R$ 55,00)


O Museu Histórico Nacional oferece praticidade de locomoção para quem vem de outros estados, pois está localizado a 100m do Aeroporto Santos Dumont e em frente ao Clube da Aeronáutica, onde se encontra um confortável hotel. Para saber informações sobre as diárias, ligue para (21)2210-3212/ (21)2220-8444.




Atenciosamente,

--
Gustavo Lopes
Makara Educativo
Coordenador de Cursos
Tel: (21) 8614-2005
Email: makaraeducativo.mhncursos@gmail.com

Quanto vale uma professora? - Texto do Gilson Reis (Presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais) E Newton de Souza – Professor e dirigente sindical



Quanto vale uma professora?


...que saudade da professorinha que me ensinou o b-a-ba...
Ataulfo Alves







Texto do Gilson Reis (Presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais) E Newton de Souza – Professor e dirigente sindical




Com todos os equívocos em relação ao “politicamente correto”, o cantor e compositor Ataulfo Alves na década de 40, do século passado, enaltecia a sua primeira professora e colocava-a em suas memórias de criança no mesmo patamar das brincadeiras e da primeira namorada, para concluir que “era feliz e não sabia”.

Hoje, em pleno século 21, o Brasil considerado a sexta potência econômica do mundo, a informação acessível, uma grande demanda por profissionais mais qualificados, que valor tem um professor ou professora responsável pela educação de nossas crianças?

No dia internacional da mulher, dia 08 de março passado, em Patos de Minas, a professora Aparecida não estava em sala de aula. Ela passou a data no hospital com traumatismo craniano provocado por um acidente com sua bicicleta que teve os freios retirados por um aluno de 10 anos. O jovem teve um “desentendimento” com a professora em função da bagunça que ele provocava na sala de aula. Este é apenas mais um episódio envolvendo a violência e o desrespeito contra professores. Isto informa um pouco sobre o valor que os docentes têm na sociedade atual.

O drama não fica apenas no reconhecimento social e profissional. Vamos aos fatos e números: O Estado de Minas Gerais, governado por uma pessoa com formação de professor, nega-se a pagar o piso nacional da categoria, esquecido dos ensinamentos de que piso é o chão, o que se encontra no nível mais baixo. Em Belo Horizonte foi criada uma referência de professor de segunda categoria para os educadores no ensino infantil; além dos baixos salários, eles não recebem o pagamento por habilitação que poderia equipará-los aos outros que possuem curso superior.

Na rede particular a situação é muito pior. O piso salarial da professora que educa as crianças com idade até três anos é R$ 7,73 por hora/aula de 60 minutos. Isto mesmo, sete reais e setenta e três centavos. Mas, a comissão de negociação dos donos de escolas, integrada por dois proprietários de escola infantil, está propondo um reajuste de 5% para vigorar a partir de 1º de abril, ou seja, um aumento de R$ 0,39 – trinta e nove centavos – sobre esse salário-aula. Este aumento poderá levar à falência suas escolas, pois talvez tenham que deixar de comprar uma caixa de fósforos, um cafezinho ou um chiclete, se desembolsarem esta “fábula”.

Aqui não se trata de índice de reajuste, pois o dobro de 7,73 (reajuste de 100%) ainda não equipara o salário da professora ao que se cobra por uma hora de estacionamento. Questionamos e denunciamos o valor que se dá à trabalhadora, educadora, responsável por uma turma de até 10 crianças com idade entre zero e três anos. Esta é a faixa de idade mais delicada no processo educacional.

Para Jean Piaget (Psicologia da criança), neste período (estágio psicomotor, intuitivo e simbólico), a criança precisa ser estimulada para desenvolver as bases de todas as estruturas cognitivas seguintes; é quando a criança começa a reinventar o mundo. O papel do educador nesta fase é fundamental e decisivo.

Os pais e mães não podem ficar indiferentes a esta situação. Mesmo não sendo obrigatório, o acesso à escola é importante, até do ponto de vista econômico, pois qualquer profissional que seja contratado para cuidar da criança terá custo maior do que a professora. Mas, como confiar seu filho ou filha com idade até 3 anos a uma escola que não valoriza as professoras?

É preciso um pacto envolvendo toda a sociedade em defesa de uma educação de qualidade. Isto não é possível com profissionais aviltados. Não chegamos ainda a ponto de uma evasão completa por falta de estímulo ao profissional da educação, embora nos últimos 5 anos tenha caído para a metade o número de estudantes nos cursos de licenciatura. O que pretendemos é chamar a atenção para a dimensão do problema e convocarmos para a luta em busca de uma solução.

Antes que nos lembrem, existem escolas que pagam salários melhores e valorizam mais os professores, isto é verdade. Entretanto, não estamos tratando de partes, como nos ensina Monteiro Lobato, nos Serões de Dona Benta - a “humanidade é um corpo só” - se um professor ou uma professora em qualquer lugar é desrespeitado ou desvalorizado, a coisa vai mal e pode piorar. Nossas crianças precisam escrever e saber o significado de palavras como Respeito e Dignidade. Precisamos educar este país.

Gilson Reis – Presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais
Newton de Souza – Professor e dirigente sindical

quarta-feira, 28 de março de 2012

21 de março

O mês de março está chegando ao fim. Há um dia especial que deve ser lembrado para nunca mais se repetir. Contudo, o nível da violência e o desrespeito as minorias e diferença está aumentando a cada dia. Por essa razão resolvi transcrever um texto que recebi sobre o dia 21 de março, quando de um protesto legítimo nasceu o masssacre de Shaperville.

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joannesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".


Segundo o ex-secretário geral da ONU, KofiAnnan,

"desde os insultos nas escolas até as decisões de contratação ou demissão no local de trabalho, desde a cobertura seletiva dos crimes pelos meios de comunicação social ou a polícia, até as desigualdades na prestação de serviços públicos, o tratamento injusto de grupos étnicos ou raciais não só é comum nas nossas sociedades como é, frequentemente, aceito passivamente. É inegável que este tipo de racismo cotidiano subsiste. Mas é escandaloso que ninguém o conteste".

Esclarecim​entos sobre a ANPOF Ensino Médio

O que é Anpof Ensino Médio?

É um evento paralelo voltado para os professores de filosofia do Ensino Médio.
Quando acontecerá a Anpof Ensino Médio?
Simultaneamente ao XV Encontro.

Como posso me inscrever?

A partir de 15 de março, as inscrições estarão abertas em nosso site.

Professores do ensino médio terão taxas especiais?

Sim, os valores são menores. Mas será necessário apresentar documento oficial como comprovação (identidade funcional, holerite, contracheque, carteira de trabalho ou contrato de trabalho).

Como posso submeter propostas para a sessão de Relatos de Experiências?

O envio de propostas para a sessão de Relatos de Experiências da Anpof Ensino Médio pode ser feito de 1 de março a 27 de abril, em www.filosofia.ufpr.br/anpofensinomedio.

Sou professor do ensino médio e também estudante de pós-graduação. Posso participar nas duas categorias?

Não, cada pessoa pode apresentar trabalho somente em uma categoria. Mas todos os participantes têm acesso livre a todas as apresentações, em ambos os eventos.

Seminário Nacional de Filosofia e Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE/UFSMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - CCSH/UFSM Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA) Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio (FILJEM) IV SENAFE - Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências Tema: Interatividade, Singularidade e Mundo Comum(21 a 23 de maio de 2012)Local: Auditório do CCR - Flávio Miguel Schneider - (UFSM/RS)Site do evento: www.ufsm.br/senafeEmail do evento: senafe2012@gmail.com

grande ato organizado por diversos movimentos sociais, em Defesa da Educação Pública – Contra a Destruição da Escola Pública

"Na próxima quarta-feira, dia 28 de março às 15 horas, acontecerá na Cinelândia um grande ato organizado por diversos movimentos sociais, em Defesa da Educação Pública – Contra a Destruição da Escola Pública.
O dia 28 de março, historicamente ligado às lutas estudantis em decorrência do assassinato do estudante Édson Luís durante a ditadura militar, este ano se tornou a data de um grande encontro em favor da Educação Pública reunindo o movimento estudantil, com os profissionais da educação e diferentes movimentos sociais organizados no Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. A rede estadual de Educação e diversos municípios estarão fazendo paralisações e organizando ônibus para irem ao ato que terminará com um show de diversos artistas na Cinelândia.
Dentre as pautas principais está a valorização dos profissionais da educação, que no estado do Rio recebem um dos menores salários do Brasil, além da ampliação dos investimentos em educação pública tanto em nível federal, como estadual e nos diferentes municípios."
http://virusplanetario.net/2012/03/25/283-marcha-em-defesa-da-educacao-publica-rj/