terça-feira, 3 de abril de 2012

Ministra Ana de Hollanda abre primeira reunião anual do Conselho Curador da FCP




A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou da primeira reunião do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares (FCP), nesta segunda-feira (26), à tarde , em Brasília. O Conselho foi criado oficialmente em dezembro de 2011. É composto por representantes governamentais e da sociedade civil e tem a finalidade de formular propostas sobre políticas públicas relacionadas à cultura afro-brasileira, além de opinar sobre questões relevantes para a promoção e preservação dos valores culturais, sociais e econômicos relacionados à cultura negra no país.
Na abertura da reunião, a ministra da Cultura destacou a importância da participação do Conselho Curador da FCP na construção de uma imagem afirmativa da Fundação Palmares, da sua vocação e trabalho realizados junto ao Ministério da Cultura e a todo o Governo Federal. “Precisamos inverter o discurso negativo existente sobre as ações governamentais de proteção e difusão da Cultura dos afrodescendentes no Brasil e, para isso, a participação do conselho é fundamental”, afirmou.
Ana de Hollanda comentou também sobre a necessidade de melhorar a estrutura da Fundação Palmares para que a instituição possa realizar um trabalho que reflita a importância da missão que tem, de criar espaços iguais para negros e brancos, abandonando os meros discursos formais sobre o tema, para transformar a igualdade de oportunidade em uma realidade no país.
Após abrir os trabalhos do conselho, a ministra visitou as novas instalações da biblioteca da fundação, que recebeu o nome do ativista negro já falecido, Oliveira Silveira, idealizador das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, na data de 20 de novembro, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário