domingo, 26 de junho de 2016

Memórias da escola:

O meu primeiro livro

Qual foi o seu primeiro livro de histórias? Para muitas pessoas, foi “O Barquinho Amarelo” que narra as brincadeiras, as descobertas e as aventuras de três amigos: Marcelo, Rosinha e Marquinho.. Escrito por Iêda Dias da Silva em meados do século passado, o livro é composto por cinco pequenas histórias repletas de lirismo sem perder as características descritivas do gênero textual.
As histórias servem para trabalhar o método global de alfabetização. De acordo com Frade e Pessoa (s\d), esse livro  não foi realizado  a partir da experiência de Iêda Dias da Silva em sala de aula, “e sim, a partir da experimentação de sua obra realizada por outras professoras, sob sua observação direta. [O que a fez] sentir-se responsável pela realização de um trabalho social, a partir do contato que teve com crianças do Brasil todo, durante suas viagens como formadora de professores.” Contribuindo para a alfabetização e a criação do hábito de leitura de muitas crianças durante vários anos. 






Iêda Dias da Silva também é autora de outras obras de destaque da literatura infantil: “Brinquetos da noite” e “O burrinho alpinista”.











A coleção “As mais belas histórias” é a entrada no mundo da leitura e faz faz parte do imaginário literário de várias gerações apesar de ser um livro obrigatório na escola. 





A grande educadora e autora do livro As Mais Belas Histórias


Escrita por Lúcia Monteiro Casasanta (1908-1989) em 1954 para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, dando origem a essa série didática, foi lançado o pré-livro “Os três porquinhos”. As histórias que se seguiam nos quatro volumes variavam de acordo com faixa etária e a série do aluno. Eram apresentados contos de fadas; narrativas bíblicas; história do Brasil; mitologiria grega entre outras. Casasanta foi a responsável pela introdução do método global de contos para a alfabetização de crianças. A coleção foi publicada pela Editora do Brasil S.A. ininterruptamente até meados dos anos noventa do século passado.

3 comentários: