domingo, 27 de fevereiro de 2011

O que é filosofia

Filosofia é um termo de origem grega que significa etimologicamente 'amizade' ou amor pela sabedoria (philo = aquele ou aquela que tem um sentimento amigável; sophia = sabedoria). O filosofo é aquele que ama ser sábio ou que tem amor pela sabedoria. O que indica na filosofia uma ´´disposição interior de quem estima o saber, ou o estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura, o respeita.´´ (CHAUÍ, 2006, p.25)
Não podemos entender a filosofia como sendo algo distante da vida das pessoas. Também não é algo abstrato, uma pura especulação. O filosofar subentende um sujeito que é capaz de fazer uma leitura da realidade e a partir daí produzir um pensamento, uma reflexão própria.
A investigação filosófica surgiu na Grécia (na Jônia, no século VI a. C.) quando alguns gregos, ´´admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas´´ (CHAUÍ, 2006, p.25). Podemos resumir tais perguntas da seguinte maneira:
O que lhe causa encantamento?
O que lhe causa admiração?
Sobre o que deseja debruçar?
Ao buscar resposta para essas perguntas, os gregos demonstraram que o mundo (o universo) e os seres humanos, os acontecimento e as coisas da natureza, os acontecimentos e as ações dos Homens podem ser conhecidos pela razão humana, e que a nossa própria razão tem o poder e a capacidade de conhecer-se a si mesma.
Em suma, o ato de filosofar (e a filosofia em si) surgiu quando alguns, pensadores se deram conta de que a verdade do mundo e dos seres humanos não era algo secreto, mágico ou misterioso, que precisasse ser revelado pelos deuses para alguns eleitos, mas que podia ser conhecido por todos por meio da razão (do raciocínio).
A Filosofia apresenta uma visão radicalmente oposta a do mito. ´´A mitologia exprimia na forma divina e celestial todo o conjunto de relações, quer dos homens entre si, quer entre o homem e a natureza.´´ (ABRÃO, 1999, p.18) A mitologia narra uma sucessão de feitos e fenômenos dos deuses, da natureza e dos seres humanos, sem a necessidade de explicação, pois, esta está dada pelo poder real.
Quando na Grécia deixa de existir um soberano com poderes divinos ocorre uma mudança, a saber: a pólis (a cidade-estado grega) surge como uma criação da vontade humana, ou seja, os fatos do mundo (que antes eram gestados ou pelo rei-divinizado ou pelo deus) perdem a base de compreensão e se tornam problemas. Para resolvê-los, o homem-cidadão deve utilziar aquilo que desenvolveu ao criar a pólis: o lógos (a razão).
Com vista a tudo que já foi mencionado e de modo breve, podemos definir filosofia como um modo de pensar, uma postura diante do mundo. Não é simplesmente um amontoado de saberes pré-determinados e fechados em si mesmos. É, antes de tudo, uma forma de pensar o mundo e as coisas além da pura aparência. Podendo se voltar para qualquer tipo de objeto
A filosofia pode incomodar ao questionar certas verdades, o modo de ser das pessoas, das culturas e do mundo. O filósofo teoriza sobre tudo procurando responder não só o porquê das coisas mas, também, o como (o funcionamento). Ele se propõe a buscar o significado mais profundo dos fenômenos ao buscar o porquê, o como e o seu significado na ordem do mundo humano. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser: ´´...busca a verdade nas múltiplas significações do ser verdadeiro ... Busca, mas não possui o significado e a substância da verdade única. Para nós, a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito´´. (JASPERS, 1971, p.138)
________________________________________________________________________________________

ABRÃO, B. S. História da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2006
LUCE, J. V. Curso de filosofia grega. Rio de Janeiro: Zahar, 1994
JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1971
ARANHA, M. L. A., MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Pulo: Moderna, 1993.
____________________________. Temas de filosofia. Sãa Paulo: Moderna, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário