sexta-feira, 12 de junho de 2009

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1 comentários:

Primeiros passos - fundamentos filosóficos disse...

Todos nós temos consciência que o Homem não é, nem nunca será, o deus diante de quem outro homem deve ajoelhar-se. Nenhum ser da nossa espécie, portanto, jamais será onisciente. Isso vale, antes de mais nada, para os professores, cientistas e líderes políticos..
O avanço da ciência e do pensamento discursivo filosófico nos mostrou algumas vezes de maneira clara outras nem tanto que a descoberta científica, assim como a maioria do saber produzido por nós ao longo de milhares de anos, baseia-se numa ignorância consciente, no controle dos limites da razão.
Em tal consciência, nesse saber que não sabemos nada de absolutamente certo, é que consiste a sabedoria da tradição que foi iniciada por Sócrates e encontra desdobramentos até na obra de Popper.
Sócrates é aquele que sabe que não sabe, que conhece os limites dos erros gerados pelo conhecimento, quando solicitamos seus mecanismos internos.
Quem tem o papel de ensinar deve ter em mente que há alguns limites fundamentais de nossa capacidade de autocompreensão. Devemos concentrar a própria atenção em questões-limite, que geralmente não foram analisadas e são consideradas até imprevisíveis, que excedem o âmbito lógico-filosófico, passando para o metafísico. Tal situação ocorre quando tomamos decisões sobre questões que, em linha de princípio, são indecidíveis. Vice-versa, as questões decidíveis dependem de regras que conhecemos. No entanto, elas apresentam questões que permanecem indecidíveis.
Um aluno quando nos pergunta qual é a origem do nosso universo ou por que a língua portuguesa foi gerada dessa forma e não de outra... Perguntas que parecem problemas que permanecem indecidíveis.
Que fique claro: não há muitas hipóteses, teorias ou narrações para estas ou outras questões, mas não temos uma uma resposta unívoca.
Também devemos pensar que só podemos decidir as questões indecidíveis, pois as decidíveis já foram decididas com base em algumas regras”.
Como respondemos então à pergunta: representar o mundo ou construir um mundo? A fonte primária do conhecimento é dada por nossa experiência e o mundo é uma sua conseqüência? Ou então a fonte primaria é o mundo e a experiência é uma sua conseqüência? Não há resposta?
Eu sei que não há uma única resposta, como também nenhum caminho pode ser conhecido com antecedência. O próprio caminho é uma experiência. E o experimentar não se trata de buscar novidades absolutas, mas de seguir o rastro de persistência de histórias, linguagens, tradições

10 comentários:

  1. Todo homem reconhece sua limitações em seu tempo e espaço. independente de seu credo religioso todos tem a conciência que somos obras prima criada por Deus . Prova disso que somos afrontados com perguntas que nos levam a uma reflexição ampla que somos limitados em tudo , em pensamento, e atitude .

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  2. Reconhecer a incapacidade humana de conhecer o todo é o primeiro passo para a busca da compreensão e conhecimento daquilo que nos é possivel. Baseado em seus metodos, a humanidade evolui, mesmo que lentamente, no processo de aprendizagem. Aos professores cabe a tarefa de conduzir neste caminho, sabendo, porém, que eles mesmos estão inseridos nesta jornada de constante aprendizagem.

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  3. A escola tem que capacitar os alunos a serem futuros formadores de opiniões e não crianças que são incapazes de ter uma visão diferenciada do mundo, crianças que não consigam resolucionar problemas e serem aptas para o grande mercado de trabalho. A função principal da escola de hoje, é fazer de seus alunos grandes pensadores, com ideias renovadas e ações mais concretas.

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  5. A escola seja ela qual for,tem que ser qualificada à preparar os alunos ao mundo la fora; a terem opiniões próprias e responsabilidades de seus atos e de estarem prontos a enfrentar seus desafios a qualquer hora. A escola tem um papel fundamental na criação dos alunos, não só os pais,mas sim a escola em grande parte!

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  6. A escola é hoje a instituiçao mais importante no que diz respeito a socialização das crianças,mais do que a família ou a religião.Por esta razão é que temos que unir nossos esforços como educadores a fim de criar uma escola que ensina a pensar,que discute o pensamento filosófico e que acima de tudo desperta e reforça os valores morais e a ética!

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  7. Eu sou a Rita nao sei porque apareceu o nome da Vania?!

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  8. Não podemos mudar hábitos e preferências de ninguém,jamais poderemos alterar ou modificar valores, mas sim podemos conduzir os alunos a desenvolver o próprio pensamento

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  10. A escola é a grande responsável pelo o homem que é formado para a sociedade nos dias de hoje.Temos que ter consciência do peso de cada palavra e de cada ensinamento perante aos alunos.Temos que usar desta influência e sermos elemento ao qual iremos conduzir vários cidadãos à direção do bem,da ética e dos valores morais!

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