quinta-feira, 12 de março de 2009

Educação

EDUCAÇÃO

A educação é um fenômeno social e universal. É uma exigência da vida social, uma parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma dada sociedade. Se não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade, a educação é socialmente determinada ou seja, é determinada por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Portanto, a educação é  uma atividade humana necessária à toda existência e funcionamento de todas as sociedades. É o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar em sociedade e a transformá-la em função de necessidades sócio-culturais e econômicas da coletividade.

Através da ação educativa o meio social exerce influências sobre os indivíduos. Estes ao assimilarem e recriarem essas influências tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.Tais influências se manifestam através dos(das) conhecimentos, experiências, valores crenças, modos de agir, técnicas e costumes.

Em sentido amplo, educação se refere aos processos formativos que ocorrem no meio social, nos quis os indivíduos estão envolvidos de modo necessário pelo simples fato de existirem nesse sentido. Existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização política, econômica e legal de sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana. Educação não intencional ou educação informal sofre influencias do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Correspondem aos processos de aquisição de conhecimentos, experiências, idéias, valores, práticas, que estão ligados especificamente a uma instituição e nem são práticas intencionais e conscientes. São situações e experiências casuais, espontâneas, não organizadas, embora influam na formação humana.

Em sentido estrito, a educação ocorre em instituições especificas, escolares ou não, com finalidades explicitas de instrução e ensino mediante uma ação consciente, deliberada e planificada embora sem separar-se daqueles processos formativos gerais.

A educação intencional correspondem as influências, onde há intenções e objetos definidos conscientemente (exemplos: educação escolar e educação extra-escolar). Há uma intencionalidade e consciência por parte do educador (que pode ser o pai, o professor, ou um adulto em geral) quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir. Há métodos, técnicas, lugares e condições especificas prévias criadas deliberadamente para suscitar idéias, conhecimentos, valores, atitudes e comportamentos.

As formas de educação intencional podem variar de acordo com o objetivo pretendido: educação não
formal (fora do sistema educacional convencional) – é a educação ministrada pelos movimentos sociais organizados, meios de comunicação de massa, etc; temos também a educação formal que ocorre nas escolas ou outras agências de instrução e educação como igrejas, sindicatos, partidos, empressas (nesses espaços deve haver ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematizações e procedimentos didáticos.

A educação escolar propriamente dita se destaca das demais por ser suporte e requisito delas.

EDUCACAO = PROCESSO CONSTANTE DE VIR-A-SER.
HOMEM = PESSOA COM STATUS DE SUJEITO

O ser humano não está totalmente condicionado (é mais ou menos livre) e é capaz de tomar decisões em condições adversas.
A educação é o processo que ajuda o sujeito a construir as suas capacidades para atingir a plenitude, apropriando-se dos instrumentos que possibilitam uma participação capacitada; assimilar criticamente a realidade; relativamente decidir, organizar e concretizar ações; transformar o real.
Toda proposta de educação é uma proposta de valores, de um tipo de Homem e um tipo de sociedade. O que requer uma reflexão prévia e continuada e de uma prática coerente com a realidade.


11 comentários:

  1. Por Clovis Antonio Chaves. Aluno do 1º Período do curso de letras da Uni-BH
    Considerando, a partir do exposto acima, que: A educação é um processo que auxilia a humanidade a atingir sua plenitude, assimilar criticamente a realidade e transformar o meio que o indivíduo vive, de forma reflexiva e que conforme o Platão a educação é um processo que auxilia a humanidade a formar suas virtudes e tornar-se culto erudito.
    Torna-se necessário um estudo da Filosofia da Educação de forma transcender o simples ato de reproduzir conceitos já postulados.
    A Filosofia da Educação deve então, além de contemplar todo esse emaranhado de teoria filósofica, realizar uma reflexão com a problemática educacional.
    Deve-se proporcionar ao educando, DISCUSSÕES, a luz de nossa realidade hoje com o auxilio desses postulados filosóficos, a fim de obter uma práxis no dia-a-dia mais alinhada com o que nossa (pós)modernidade exige, fazendo juz à propria definição de Filosofia e Educação.

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  2. GOSTEI, CONTRIBUIU BASTANTE PARA A MINHA PESQUISA...

    JOÃO PAULO
    BARRA D'ALCÂNTARA-PI

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  3. Ronaldo, você poderia me dizer os impactos da filosofia na educação?

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  4. adorei, obrigada mesmo. estou na primeira semana de aulas do curso de letras!

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  5. valeu, muito esclarecedora, foi importante pra comclusao de meu trabalho na faculdade

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  6. A filosofia nasceu da necessidade do homem de pensar , questionar , investigar . os filósofos enxergaram a necessidade de passar os conhecimentos adquiridos , de ensinar , nascendo assim a pratica educativa. A filosofia questiona os fundamentos, as bases e os objetivos da educação.

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  7. Não entendi nadinha sobre a relacao

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  8. meu que texto enorme meu

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