sexta-feira, 27 de abril de 2012

Curiosidades

Outro dia, um colega me passou um pequeno texto com várias informações sobre os nomes de países e continentes. Ele não sabia a fonte exata desse material. Estou a pesquisando uma vez que é no mínimo curioso a origem de todos esses nomes.



A palavra europa é provavelmente de origem semita, do acádico erebu, ‘entrar, por-se’ (dito do sol), ereb chamshai, ‘por do sol’. Nessa hipótese, Europa que dizer exatamente Ocidente. A forma E u r v p h , como no nome E u r -v p h , ‘cara larga’, seria apenas um tendência de helenizar as palavras estrangeiras. A palavra ásia, também viria do acádico asu, ‘ir-se, surgir’ (dito do sol), significa, então, exatamente o mesmo que Oriente. Com isso, Ásia e Europa, Oriente e Ocidente, são sinônimos.

Não são no entanto seguras essas etimologias de Ásia e Europa. Uma coisa porém é certa, que o nome Europa está ligado ao mito relacionando gregos e fenícios (7). Zeus, em forma de touro, rapta uma mulher fenícia, a bela Europa.Assim, o nome Europa é nome que vem do Oriente, não se sabe, porém, como.

A palavra Europa deriva de ereb, que pertence às línguas semíticas e significa “região onde o sol se põe.” O termo era usado nos séculos IX a.C. e VIII a.C. para designar a parte continental oeste da Grécia



No mundo antigo e clássico, haviam oito designações básicas de nomes para as pessoas de compleição escura: cusitas, camitas, putitas, cananitas, de cabeça negra, líbios, etíopes e mouros. As palavras “cusita”e “camita” significam “o povo negro”. Os putitas, junto com os cusitas, camitas, cananitas e sumérios são relatados na Bíblia (Gênesis 10:6-10) na família camita (negra) das nações. Os sumérios (mesopotâmios), que foram os fundadores da civilização que conhecemos hoje, descrevem-se nos seus próprios escritos como “os de cabeça negra”. Esses são nomes que povos de compleição escura se auto-denominaram. Mais tarde, os gregos re-batizaram a terra e povos de Cush “Etiópia”. Os povos que chamavam a sua terra de “a terra de Cam “e a sí próprios de “camitas” foram re-batizados de “egípcios” pelos gregos. Os putitas foram re-batizados de “Líbios”. E a terra e povos de Canaã foram chamados pelos gregos de “Palestina”e “palestinos”. Eventualmente, todos os povos de compleição escura eram referidos pelos gregos como “etíopes”- “um homem com uma face queimada (sol) “. Geralmente falando, no mundo antigo e clássico, as pessoas de compleição escura eram conhecidas como “a raça de Cam”ou “etíopes”. Na Idade-Média, certas pessoas de compleição escura, através da Europa, África e Ásia, que eram, em muitos casos, de descendência árabe e africana, eram conhecidas como “mouros”. A palavra “mouro”significa “preto”e era frequentemente usada como uma referência a todas as pessoas de compleição escura através do globo.
No período moderno, as três mais importantes designações de nomes para os povos de compleição escura, particularmente na América, são afro-americano, preto e negro.
A derivação exata do nome “África”é incerto, mas a palavra era principalmente usada pelos romanos para designar a região ao redor de Cartago e mais tarde para todo o continente. A maior tribo da região era Aourigha (pronunciado Afarika), e é provável que esse nome foi a fonte da palavra. A palavra “África”significa “escuro”. Ela foi primeiramente usada principalmente pelos romanos, e alguns dizem que a palavra é de orígem romana.
Muitas pessoas argumentam que o nome “preto”é sem base. Entretanto, os nativos habitantes da Etiópia, Egito e Suméria (Mesopotâmia) de denominavam “pretos”ou “os de cabeça preta”.
De acordo com um importante antropólogo (Arthur Custance, Ph.D., que por acaso é branco), ele chegaram a igualar o termo “ povos de cabeças pretas” com a idéia de serem “homens”como um verdadeiro povo, em contraste com outros seres humanos que não eram, afinal, verdadeiramente homens.
Talvez as suas atitudes fossem derivadas do fato de que, numérica, política e culturalmente eles eram o povo dominante no mundo antigo (4.000 A.C.-2350 A.C.). ( O preconceito é errado, não importa quem o está praticando). Desde o princípio dos tempos, a palavra “preto” tem sido usada por pessoas de compleição escura e por outros como uma apelação.
África - O nome de África "Continente Negro", provém da palavra fenícia afri, que significa homem negro.

América - Quando Colombo descobriu a América, imaginou ter chegado à parte ocidental da Índia. Batizou as ilhas do mar do Caribe com o nome de Índias Ocidentais. Chamou índios ao habitantes do país, nome que ainda hoje conservam os aborígenes da América. O nome de América vem de Américo Vespúcio, viajante florentino que visitou o país depois de Colombo e que escreveu uma descrição do mesmo, daí supor o geógrafo Waldssmuller fosse ele o descobridor.

Ásia - O continente mais antigo que se conhece é o asiático. Supõe-se que o homem fez nele a sua primeira aparição. A palavra Ásia vem do vocábulo sanscrito ushas , que quer dizer "país da aurora", nome muito apropriado para o que foi provavelmente berço da humanidade.
Europa - O nome deste continente deriva de algumas palavras gregas que querem dizer "a ampla face da terra" ou talvez de uma palavra hebráica que significa "o país do sol poente".

Alemanha - Vem de Alemani, nome de uma poderosa tribo germanica que fez incursões no Império Romano, até o século IV de nossa era. O país denominou-se ao princípio Inonges, nome que os romanos trocaram pelo de Germania, de germanus, forma latinizada de uma palavra gaulesa que significa "vizinho".

Arábia - significa país dos árabes , ou dos "homens do deserto".

Argélia - Provem da palavra árabe Al Jezair que quer dizer "a península".

Chile - Quando os espanhóis chegaram ao país sul-americano que hoje chamamos Chile, ouviram ali este nome que significa "neve", dado a um de seus territórios, e eles aplicaram-no à totalidade.

China - Este é um nome que jamais se ouviu na China, onde os povos designam com vários nomes os diversos territórios que constituem aquele país. Teve em outros tempos o nome de Catay. A palavra China, supõe-se ser derivada de Tsina, "o país de Tsin ",que foi a dinastia que mandou construir a sua grande muralha.

Escócia - Foi chamada antigamente Caledonia, que queria dizer terra dos "cacles" ou "geales". No século III , contudo, os escotos, tribo do norte da Irlanda, invadiram o país, ao qual deram o nome de Escócia, ou país dos escotos.

Espanha - Deriva da antiga palavra span, que significa coelho. Os cartagineses encontraram o país invadido por estes animais, e chamaram-lhe o país dos coelhos.

França - É o nome moderno do país que outrora se chamou Gália. Os galos ou gauleses foram os primeiros possuidores deste país; mas os francos, procedentes da província alemã de Franconia, conquistaram-no e lhe deram o nome de França ou Frankreich, que significa reino dos francos.

Holanda - É uma forma moderna de ollant, vocábulo dinamarques que significa "país pantanoso" ou também "país dos bosques".

Índia - Significa país por onde corre o rio Indo.

Inglaterra - É uma corruptela do nome inglês England, e significa "país dos anglos", povo que, procedente da Alemanha, o invadiu e conquistou no século V .

Itália - É o nome dado ao país outrora governado pelo rei Ítalo.

Japão - É uma palavra que no Japão nunca se ouve. Os japoneses chamam ao seu país Niphon ou
Nipon, que significa "país do sol nascente". A palavra Japão vem da denominação -Jepen
dada pelos chineses ao país, Je (sol) e pen (origem).

Palestina - Significa "país dos estrangeiros". Esta palavra deriva de outra que quer dizer
"errar".

Portugal - Vem de Portus Cale, nome que os romanos deram à antiga cidade do Porto. Quer
dizer "porto de Cale" e daqui proveio o nome do país inteiro.

Rússia - Deriva da palavra russ, nome de uma tribo que conquistou o referido país há muitíssimo
tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário