quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Recebi um e-mail com informaões de um curso que adoraria fazer, mas como estou aqui em Minas e os compromissos em impedem de participar, gostaria de compartilhar essas informações com todos.
Abaixo, transcrevi integralmente todo o e-mail.
_________________________________________________________________________



Gostaria de divulgar Evento que estamos participando sobre a obra História da Loucura (1961), de Michel Foucault. Evento cuja realização é em parceria entre a Universidade Federal Fluminense por intermédio seu programa de pós-Graduação em Ciência da Arte/PPGCA-UFF, o SESC-Departamento Nacional e o SESC-SP. Trata-se de obra fundamental às discussões sobre a fundamentação epistemológica do saber médico psiquiátrico, e sobre os processos de exclusão da loucura arrendada que foi à categoria de doença mental quando da alvorada da modernidade ocidental e dos processos de racionalização. Pretendemos problematizar os encaminhamentos desde a obra de Foucault, que está completando 50 anos neste 2011, e a relevância de seus apontamentos no hoje que experimentamos no que tange aos diversos modos de encaminhamento dos serviços de atendimento à saúde mental, os entrecruzamentos do texto foucaultiano com a literatura, as artes, a pedagogia, o pensamento filosófico.

O evento tem dois pólos: um seminário internacional com a participação de 14 conferencistas - que se apresentarão durante 4 dias (29, 30 novembro e 01, 02 de dezembro de 2011), e a gravação de uma série de 16 programas com entrevistas (programas de 26 minutos) com estes conferencistas. Série esta intitulada Diálogos com Foucault: loucura e desrazão, com direção de Eryk Rocha.

Os produtos do evento serão: O livro do evento (a partir das conferências) editado pela Eduff numa tiragem de 3000 exemplares; os 16 programas a serem exibidos no segundo semestre de 2012 em rede nacional pela TV SESC; e 5000 dvd(s) dos programas a serem distribuídos em bibliotecas públicas, na rede SESC, e nos serviços de atendimento a saúde mental - assim como, também, uma parcela deles a ser comercializada.

A coordenação geral do evento é do Prof. Dr. André Queiroz, UFF.

Segue a programação do evento Michel Foucault e os 50 anos de História da Loucura: inflexões, ressonâncias. Encaminho o endereço do blog do evento. Lá tem a programação - o resumo das falas, e o breve currículo dos conferencistas. Endereço do blog: http://eventofoucault.blogspot.com/
PS: Inscrições abertas!
Peço divulgar!

Cordialmente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário