segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O quanto a filosofia é importante



O texto integralmente apresentado abaixo foi me enviado por e-mail (faço parte de uma lista de discussão sobre filosofia -intitulada "Lista dos professores de filosofia da região sudeste." " - e um dos participantes dessa lista mandou para todos uma série de depoimentos de alunos sobre o ensino de filosofia). Gostei tanto que resolvi colocar aqui no blog. Isto por que percebemos todos os dias o quanto a filosfia é importante (apesar do governo e dos donos de escolas não acreditarem nisso). Cada semestre vejo (em nome do lucro) a carga horária de filosofia desaparecer ou então se transformar em estudos a distância. Fica parecendo que um estudande de engenharia não precisa discutir e estuda ética, filosofia e cidadania. Ou se um aluno de enfermagem não necessita da bioética... e assim por diante, Por essa razão nada melhor do que os próprios alunos para dizer o quanto a filosofia é importante.



DEPOIMENTOS DE ALUNOS DO COLEGIO WALTER ORLANINE SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA

Enquanto a Secretaria de Educação acha a Filosofia e a Sociologia
dispensáveis, reduzindo a carga horária destas disciplinas, os alunos
pensam de modo diferente.

Os depoimentos abaixo foram retirados das respostas dos alunos para
questão proposta na prova do quarto bimestre. Com exeção de algumas
correções ortográficas e sintáticas, nada foi alterado.

As respostas falam por si próprias. Os próprios alunos identificam o
que estaria por trás da diminuição da carga horária.

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COMENTE, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, COMO VOCÊ VÊ A DISCIPLINA
FILOSOFIA E EM QUE MEDIDA ELA PODE SER IMPORTANTE.

Para mim, a filosofia é importante sempre, afinal, aprendemos coisas
importantes e que até hoje influenciam muitas pessoas, como por
exemplo, Sócrates, que é conhecido por cada um, independente da idade.
Filosofia nos ensina a pensar antes de falar. Nos ensina a entender. A
debater. E também ouvir. Coisas que eu aprendi nesse matéria vão ficar
para sempre. (Ana Carolina Silva – 1001).

É uma disciplina muito interessante que diz sobre os maiores filósofos
e como nasceu. Ajuda na hora de debater e questionar as pessoas a se
defender só com palavras. (Rômulo Marinelli – 1001).

A filosofia na minha opinião é uma disciplina que deveria ser mais
aproveitada, pois é rica em assuntos reflexivos que pode nos ajudar
muito no futuro. (Jhonatan Coutinho – 1001)

Filosofia é uma matéria bem interessante, que para mim pode discutir
qualquer tipo de assunto, por ser uma matéria que precisa de muitos
debates e grandes assembleias. Principalmente para certas pessoas a
filosofia ensina mais sobre os seus direitos. (João Pedro – 1001).

Vejo que quase tudo em nossa vida pode ser discutido verbalmente,
através do diálogo. Ela é importante justamente nisso, em debatermos e
tentarmos achar uma melhor solução. (Luciano Santiago Junior – 1001).

Para mim filosofia é a arte do saber, é uma disciplina que nos faz
buscar cada vez mais e mais conhecimento, e cada vez que buscamos mais
queremos aprender. É uma matéria fundamental porque nos ensina também
o poder da argumentação e como é bom exercermos as nossas palavras e
opiniões. (Juliana de Andrade Silva da Costa – 1001).

Filosofia para mim foi importante porque aprendi muitas coisas sobre
os mitos, sofistas, Sócrates, etc. Eu quero poder aprender mais.
(Hevelyn Araújo – 1001).

Bom, a filosofia para mim não deveria ter apenas uma aula na semana,
como outras matérias que dizem ser “importantes” e tem seis aulas na
semana. A filosofia é tão importante como as outras, serve para nossa
vida, para aprendermos a lidar com certas situações. Para isso serve a
filosofia na minha opinião. (Diego Nunes – 1001).

Eu vejo a filosofia como uma grande troca de ideias e não como aula
qualquer. Filosofia nada mais é do que um debate muito importante para
que nos postemos melhor em público, para que, com isso, aprendendo a
se postar, seja possível conseguir com mais facilidade emprego e
outras coisas. (Danilo Corrêa – 1001).

Eu gostei de aprender e conhecer a história dos deuses, eu pensava que
a filosofia era uma matéria inútil, mas esse ano eu percebi que é
muito interessante. O professor também nos deu dicas de como devemos
nos comportar quando estivermos apresentando um trabalho e como
debater com uma pessoa de igual para igual. (Fabiana Monteiro – 1001).

Eu vejo como um aprendizado, digamos que isso vá influenciar no meu
dia a dia. Pode ser importante em uma conversa, pois estou dialogando
e na escola aprendendo a me controlar e a discutir algo em reunião de
outras pessoas que também irão expressar suas opiniões. (Alice
Oliveira – 1001)

Vejo a disciplina filosofia como uma disciplina pouco valorizada por
termos pouco tempo de aula. A filosofia nos ajuda a viver melhor,
saber encontrar contradições nas respostas dos outros e a combater
líderes governantes corruptos, pena que nem todos os estudantes fazem
isso. (Wesley Henrique – 1001).

Pode ser importante sim, porque ela nos ensina a lutar pelos nossos
direitos e que nunca podemos desistir. (Andressa Henz Miranda – 1001).

Ela é importante por ensinar que devemos lutar por nosso direito e
também conhecemos mais sobre as filosofias. (Carla Marly Sodré dos
Santos – 1001).

Na minha opinião, a filosofia nos ajuda a saber dialogar bem, ou seja,
ter bons argumentos diante de um debate sobre algum assunto. Nos ajuda
a ver as coisas à nossa volta de uma forma diferente, e nos faz
aprender a falar em público, coisa que é muito difícil para mim.
(Larissa Ellen Soares dos Santos – 1001).

Ela pode ser importante por ensinar que devemos lutar por nosso
direito e também para conhecermos mais sobre os filósofos e etc.
(Carla Marly Sobre dos Santos – 1001)

Se disser que gosto e acho importante a matéria apresentada por esta
disciplina estarei sendo falsa. Mas dizer que o modo como ela é
apresentada, por meio de discussões, argumentações, opiniões
diferentes, assembleias, onde os alunos interagem entre si e com o
professpor, sim, isto eu acho importante e é isso que faz com que eu
aprecie as aulas de filosofia. (Ana Cristina de S. Campos – 1001).

As aulas de Filosofia são muito boas para se aplicar na vida e poder
mudar o mundo. (Luiz Henrique – 1001).

Eu vejo a filosofia como uma disciplina importante, pois ela nos ajuda
a ter a capacidade de sermos indivíduos autônomos e pensar de forma
crítica, e não aceitar o que é imposto pelos outros, mas tirar nossa
próprias conclusões, ter nossas próprias conclusões e ter nossas
próprias opiniões sobre as coisas. (Rachel Figueiredo – 1001)

Na minha opinião a filosofia é importante em todos os sentidos, pois
ela nos ensina e mostra muitas coisas. E eu a vejo como uma disciplina
interessante. (Elizângela Batista de Melo – 1001)

A filosofia para mim é importante em praticamente todo tempo. É muito
importante nos questionarmos sobre uma cerca coisa e descobrirmos que
estamos errados ou certos, como se fosse um novo modo de pensar.
(Beatriz Correa – 1001)

Uma disciplina ligada aos fatos da realidade, algo que nos ensina como
agir e reagir mediante às situações que ocorrem em nossa sociedade, na
nossa vida. (Lorena Cristinni Barcellos Mello – 1001).

Na minha opinião nós poderíamos aprender muito mais com a filosofia
mas não temos essa chance pois temos pouco tempo de aula. Eu aprendi a
olhar com outros olhos muitas coisas tudo por causa da filosofia.
(Luísa Antunes – 1001)

Pelo que pude ver nas aulas, não usamos a filosofia só na aula, mas
sim em nosso cotidiano. A filosofia é importante quando queremos impor
nossos direitos, ela nos dá mais liberdade para se expressar. (Aline
Roza e Silva – 1001)

Pra mim a disciplina filosofia é como uma arte em minha vida! A cada
aula aprendo que tenho vários direitos e capacidades que não emprego
em minha vida. Saio mais inspirada para lutar por um mundo melhor. E
acabo me sentindo um pouco mais inteligente! (Julia Albernaz – 1001).

Pode ser importante para incentivar as pessoas a falarem daquilo que
acham certo. (Miriam Macedo Marins – 1001).

A filosofia é muito importante e é uma disciplina interessante que
deveria ter mais tempo para aprendermos mais sobre ela. A filosofia
está no nosso dia a dia na nossa vida, é importante pela dialética e
Sócrates me ensinou muito pois ele faz a filosofia ser o que ela é
hoje. (Leonardo Santos Pereira – 1001).

Para mim filosofia é uma matéria bem interessante, porque nos ajuda a
pensar e correr atrás dos nossos direitos. Nunca tinha estudado antes,
mas agora que estudo estou gostando bastante. (Sylvia Cuba – 1001).

A filosofia para mim é importante porque ela me faz entender melhor as
coisas e discutir com respeito sobre um certo assunto de maneira
democrática. (Amanda Borges de Souza – 1001)

Vejo a filosofia como uma coisa que vai me ajudar a falar melhor, a
pensar melhor e acho que ela vai ser importante para mim quando eu
estiver debatendo algo. (Matheus Camelo Ferreira – 1001)

Filosofia para mim é uma matéria onde eu posso compreender mais a
nossa sociedade e o nosso passado e também é uma matéria que nos faz
pensar bastante, ela pode ser importante num diálogo e em outros
fatores de nossa vida (Mateus Vigira – 1001)

Na minha opinião é uma disciplina muito importante para os estudantes
apreenderem a falar em público, dialogar livremente e também
aprenderem a se portar em uma entrevista, em uma assembleia, em um
discurso ou mesmo em uma conversa. (André da Costa Pereira – 1001)

Vejo como importante como importante e, ao contrário do que é dito,
vejo como necessária, pois devemos cada vez mais apreender a ouvir,
dar valor e colocar em prática nossas ideias e pensamentos. (Jéssica
Cristina Dantas – 1002)

A filosofia é um caminho para que o nosso planeta seja civilizado,
pois ela nos dá base para defender nossos direitos e defender nossas
ideias. Então, se ele fosse mais valorizada, eu acho que seria muito
importante. (Juliana Lima – 1002)

Vejo a matéria de filosofia como uma formadora de grandes
revolucionários, pois ela guia os pensamentos das pessoas de uma forma
correta e coerente. Se a filosofia fosse aplicada com bastante
intensidade ao redor do mundo, acredito eu que não haveriam marginais.
A filosofia ajuda a formar pessoas honestas e dignas. (Marlon Gomes
dos Santos – 1003)

A Filosofia nos ensina que não devemos viver “presos” a algo, ou
aceitar tudo que nos é dito ou mandado, e sim lutar pelos nossos
direitos. (Emily Ferreira – 1005 )

Vejo como uma aula necessária para saber lidar mais em grupos, ser
mais carinhoso um com o outro. Para até saber mais o que é o amor, ou
buscar entendimento entre o grupo. (Leticia Lemos – 1005).

Filosofia nos ajuda a pensar, a ter a lógica da vida, ou melhor, a
compreender melhor que o que achamos que faz sentido mas que no fundo
não é tão simples. (Mayara Oliveira – 1005)

Para mim a filosofia é um jeito de tentar mudar o mundo, ensinando
como os filósofos pensavam e como eles faziam para tentar mudar algo.
(Alex Sandro – 1005)

A filosofia me ajudou muito. Por exemplo, antes eu era “incapaz” de
argumentar sobre algo, mesmo entendendo um pouco dos assunto, pois não
saberia defender minha ideia corretamente. (Ana Carolina Vital – 1001)

Eu gosto muito de filosofia, porque me ajuda a pensar melhor. Nas
aulas o que eu mais gostei foi que o professor ensinou a dialética,
pois quero ser juíza e também sou da igreja, então irei usar muito.
(Marcelle Lopes – 1001)

A filosofia é uma matéria que para mim ajuda muito a expressar
sentimentos, principalmente dos adolescentes de hoje em dia. Muitos
usam facebook, orkut... para se declarar, outros acabam descobrindo
até que tem dom para fazer poesias, músicas... (Nathália Valério do
Nascimento – 1003)

Para mim a importância da filosofia é muito grande, pois podemos
conhecer o pensamento de outras pessoas, pessoas que marcaram
história. Também é bom para que conheçamos novos métodos de vida
filosófica. (Aline Souto – 1003).

E vejo como se fosse uma matéria que pudesse nos ensinar a ser mais a
gente mesmo, a poder falar o que pensamos e poder criticar o que
achamos errado. A importância é que, nos ajudando a ser
verdadeiramente o que somos, podemos mudar para melhor através do
diálogo. (Caroline Figueiredo – 1003)

Eu vejo como uma maneira de vermos o mundo melhor, pensando por nós
mesmos e não por uma outra pessoa. Ela pode ser importante em vários
fatos como, por exemplo, nos ensinar como agir e como nos decidir,
como dialogar e várias outras coisas. (Andy Menezes – 1003).

É uma matéria importante, que nos ajuda a entender melhor sobre os
nossos direitos. E também nos ensina a filosofia, a pensar de modo
lógico e coerente. (Gustavo de Pereira – 1003)

Como o próprio nome já diz, nos ensina a ter amor ao conhecimento, nos
ensina também o modo correto de argumentar, entre outras coisas.
(Hevelin da Cunha Santos – 1003)

Eu vejo como uma coisa boa, porque com ela eu aprendi que a gente tem
direito de falar, se expressar e debater várias outras coisas (Ícaro
França -1003)

Primeiramente eu quero comentar com a Filosofia é tratada por muitas
pessoas. Eu acho um desrespeito as pessoas falarem que a Filosofia não
serve para nada e que não ajudará em nada na nossa vida. Isso é um
erro, pois Filosofia não é uma matéria e sim um modo de viver e a
Filosofia ajuda muito a sermos alguém no futuro, nos torna corajosos,
sábios e talentosos. Então eu acho que a Filosofia deveria ser mais
respeitada pelas pessoas. (Maurício B. Filho – 1001)

A disciplina Filosofia é importante em nossas vidas mesmo se outras
pessoas não percebem. Essa disciplina ensina nos ensina a ser um grupo
unido onde todos falam e todos escutam, onde pode haver sinceridade
com os parceiros. (Haguinys Whitiney – 1002)

Para defender meus pensamentos e me expor em público pode ser
importante. Não vejo como uma boa disciplina, pois não gosto, mas
achei interessante o ensino. (Milena Ferreira Egger – 1002)

A filosofia é importante, pois nos faz ver a realidade das coisas e
nos ensina a lidar com situações e pessoas que se acham espertas.
(Jessica Castro – 1003)

Bom, eu particularmente não sou muito fã desta matéria, mas respeito e
acho que ela pode ser importante para você saber expressar seus
sentimentos, suas ideias e até contribuir para um mundo melhor.
(Helena de Assis – 1003).

Ela pode ser importante para a gente aprender mais da vida e como agir
também. Para a gente saber dar nossas próṕrias opiniõies e colocá-las
em prática e nunca ir pela cabeça dos outros. (Tamiris da Silva
Gonçalves – 1002).

Eu vejo como uma matéria que dá liberdade para cada pessoa se
expressar e ter o direito de falar. E pode ser importante, por
exemplo, para eleger o presidente do seu país, dando oportunidade para
os candidatos falarem e as pessoas verem quem deveria ser escolhido.
(Renato Ferreira Nascimento – 1002).

A filosofia me faz entender que a maior arma para conseguir o que eu
quero, e defender os meus direitos e pensamentos através da
argumentação. A filosofia me ensina que, se eu souber argumentar no
mesmo nível com a pessoa que estou debatendo eu posso ser respeitada e
ganhar a causa. (Ana Carolina P. da Silva – 1002).

Vejo como uma disciplina que deve ter mais atenção, mais carga
horária, pois ela é importante para que os alunos possam aprender,
dialogar, conversar e saber falar bem em público, defender suas ideias
e entender o passado da filosofia como ela era. (Alexsandro de Araújo
– 1005).

Acho que a disciplina é uma coisa boa para os alunos pois ajuda os
mesmos a saberem falar, pensar e a importância dela é que com ela
aprendemos a debater um assunto, saber de verdade o que está sendo
tratado. (Célio Borges Ferreira Neto – 1002)

Vejo como uma disciplina que nos leva a raciocinar, a usar o
intelecto, e a aprender a expor suas opiniões, sendo uma disciplina
que é muito importante para nos levar a ser seres pensantes e
questionar as coisas. (Larissa Ferreira Amorin – 1002).

A Filosofia é a matéria que nos ensina a pensar sobre as coisas da
vida, sejam elas importantes para o mundo ou apenas para uma turma ou
até para duas pessoas. O importante é que nos ensina a debater as
ideias. (Laís Ferreira Rodrigues – 1002)

As aulas de Filosofia nos fazem pensar um pouco mais sobre o modo como
vivemos, por isso é importante. Deveríamos ter nos aprofundado mais
nos dabetes em sala de aula. Filosofia é uma ótima matéria, talvez até
a mais importante para a nossa formação como cidadãos conscientes.
Mas, infelizmente as aulas de Filosofia não foi satisfatória devido à
falta de educação dos alunos. (Kézia Luíza Vieira da Silva – 1002)

Vejo como uma disciplina importante, pois nos ajuda a ver o mundo
melhor e as injustiças que fazem conosco. (Stefany Souza Duarte Rocha
– 1005).

É importante porque, como vimos ao longo do ano, filosofia é a arte de
pensar. Então, a pessoa acaba pensando, refletindo e principalmente
querendo responder suas perguntas. (Mariana Burlamarqui Lopes – 1005).

A Filosofia, para mim, é algo que as pessoas deveriam valorizar mais,
pois ela nos ajuda a dialogar com as pessoas e a entender melhor tudo.
A filosofia também nos faz ter um olhar mais amplo para as coisas ou
pessoas que estão ao nosso redor. Eu particularmente amei a Filosofia
quando passei a conhecê-la melhor e para mim SÓCRATES é o verdadeiro
GÊNIO. (Joyce Campos – 1005).

A Filosofia é, para mim, algo essencial para todos nós. Ela é muito
importante e deveria ter bem mais do que uma só aula por semana. Esse
ano foi o primeiro em que tive filosofia e gostei muito. Pode ser que
eu não tire uma nota boa nessa prova, estava mais preocupada com
matemática. Mas, mesmo assim, eu aprendi muitas coisas boas este ano.
Acho que se cada um de nós entendêssemos mais a filosofia o mundo
poderia ser bem melhor. (Andressa Sampaio da Silva – 1005)

A disciplina filosofia é muito importante para nós alunos, nós ensina
a debater até a falar em público. Na minha opinião deveria ter mais
aulas de filosofia na semana. ( Rodrigo Vargas dos Santos - 1005).

Acho importante para não vivemos somente sob ordens. A filosofia faz
com que expressemos nossas opinioẽs e sentimentos. ( Letícia Melo-
1006).

Eu vejo como uma matéria que da um certo espaço para a gente falar o
que pensa sobre as coisas. Ela é importante para dá uma certa
liberdade de nos expressar.( Juliana M. De Mendonça -1005).

É importante para sabermos o quão é importante saber dialogar, chegar
a conclusão em um grupo, lutar pelos seus direitos, saber discutir
sobre qualquer assunto ou tentar ganhar o que se quer sabendo
dialogar. (Suellen- 1006).

Eu acho que ela é importante, pois nos ajuda a lutar mais pelos nossos
direitos com calma e sem revoltas, tudo em forma de debate. (Taylla
Soares Amorin – 1006)

Para mim, filosofia esse ano me ensinou a pensar mais no que falo, a
argumentar sobre certos assuntos, a ver as coisas com olhos positivos,
mas também ver o lado negativo. Hoje me sinto mais atenciosa em
relação a determinados assuntos e mais segura de mim mesma. (Ruthe
Eleutério – 1005)

A disciplina é muito complexa, mas a parte mais importante para mim
foi mostrar como enxergar a realidade, nos mostrando como era
antigamente e hoje em dia. A medida mais importante foi achar a
verdade nas contradições das pessoas, como no caso do secretário de
educação, que de longe dizia uma coisa e quando veio em nosso colégio
foi recebido com várias perguntas, entrou em contradição e nunca
respondia as perguntas. (Rafael da Silva Martins – 1005)

Eu vejo como uma disciplina importante e necessária. Ela pode ser
importante para descobrir como as pessoas entram em contradição. Pode
ser importante para debater e analisar um certo assunto. (Sérgio
Carlos Barros da Cruz – 1004).

Em todas as aulas de filosofia eu tenho aprendido muito como o ser
humano é capaz de ter poder em suas mãos , basta saber usar esse tal
poder. Pela filosofia é capaz sim, venho prestando atenção em exemplos
brilhantes como Sócrates e outros. Somos capazes de conseguir o que
queremos através da dialética que também pode trazer a harmonia na
discussão e no diálogo. (Cleyson da Silva Mineiro – 1004)

A Filosofia é uma disciplina que temos que levar para o resto da vida,
porque ela ajuda a pensarmos não só de um jeito mas de várias maneiras
para encontrarmos respostas que dão sentido à vida. (Gabriel de Souza
Rabelo – 1004).

Eu vejo como uma arma para nos defendermos. Também nos ensina a
dialogar melhor, sermos justos, cada um dizendo o que acha para depois
chegar a uma conclusão. Ao longo desse processo eu aprendi que a
Filosofia é muito importante e nossas vidas porque, se não lutarmos
por melhorias, nunca vamos melhorar e a filosofia é o caminho, é a
nossa arma para lutarmos e obtermos melhorias. (Alexandre Junior dos
Santos – 1004).

Uma base estimulante para fazer pensar, refletir, debater, se impor
entre tantos modos de impor suas ideias e opiniões. É muito importante
no nosso dia a dia, para a vida toda. (Marietta P. Aslam – 1006).

A Filosofia para muitos não é necessária, não serve para nada. Mas
quem pensa assim está enganado, pois a filosofia nos ensina a arte do
discurso, nos ajuda a argumentar a respeito de algo, nos ensina a
lutar pelos nossos ideais. E ela pode ser importante em tudo, até no
nosso dia a dia. (Ana Carolina Vilela Cruz - 1006).

A Filosofia tem o poder de abrir mentes para o novo, fazer as pessoas
questionarem uma autoridade a respeito de seus direitos. A filosofia
traz ao ser humano a capacidade de argumentar, de poder se expressar
bem. Ou seja, torna a pessoa digna se si mesma. (João Vitor – 1006).

A filosofia é importante para a gente poder conhecer um pouco sobre os
maiores filósofos, para poder estudar um pouco sobre esta disciplina,
mesmo que muita gente não ache essa matéria importante. (Nathalia
Monteiro de Souza Lopes – 1006).

A Filosofia pode ser muito importante pelo simples fato de me tornar
um homem melhor. (Allef Matheus da Silva – 1006).

A Filosofia para mim foi muito boa de ser estudada. Você aprende a
discutir o que você acha melhor para você mesmo. É uma disciplina que
te ajuda a pensar melhor. (Nathan Moreira – 1006).

A filosofia é super importante porque ensina você a falar de modo
certo e correr atrás dos seus direitos. ( Ruston Ornellas – 1006).

Ela pode ser importante em toda nossa vida, pois faz a gente pensar em
coisas que nunca paramos para analisar. ( Karoline da S. Gonçalves –
1006).

A filosofia é importante pois nos ensinou e continua ensinando como
utilizar as palavras a nosso favor. ( Matheus Fonseca Silva – 1006).

Eu vejo a filosofia como uma matéria importante, nos ajuda a entender
mais sobre os principais fil-osofos. ( Thais de Oliveira – 1006).

Ela serve muito para desenvolver nossos pensamentos, nosso modo de
agir e de falar.(Lucas Pereira- 1007).

A filosofia nos dá capacidade de pensar e refletir, ver coisas com
olhares diferentes daqueles que estamos acostumados . Nos ensina a
questionar o que realmente é o certo.(Larissa Freire da Silva – 1003).

A filosofia é uma ótima matéria, pois nos ensina a debater, argumentar
e defender aquilo que achamos certo. ( Larissa Cunha – 1005).

É tão importante quanto qualquer outra matéria. A filosofia vai nos
ajudar muito em nossas vidas por abrir nossas mentes e nos fazer
enxergar coisas que não percebíamos nos nossas vidas.(Pablo Emannuel –
1005).

Ela é importante por demonstrar para nós alunos temos o dever de nos
expressar sobre um determinado assunto e etc...(Lais H. Dias – 1006).

Ela pode ser importante de várias maneiras pois ela nos ensina a como
se comportar em um debate, nos orienta até mesmo para uma entrevista
de trabalho e muito mais coisas. Por isso para mim a filosofia tinha
que ter mais tempo de aula pois meio tempo não é suficiente.(Yuri
Ataliba de Andrade – 1006).

A filosofia é uma arte que poucos apreciam e entendem. As discussões
feitas em aula podem nos tornar pessoas melhores e com mais diálogo,
mais preparadas para resolver problemas.( Michael Alves – 1006).

Em todas as medidas ela pode ser importante. Em um diálogo por
exemplo, em nossas vidas, em nossa rotina e em nossos pensamentos. Eu
acho que a filosofia é saber de tudo um pouco.(Suzane Monteiro –
1006).

A filosofia para mim é aprender oque é democracia, aprender a debater
em público, lutar pelos nossos direitos e aprender a opinar.(Carlos
Peixoto Patricio – 1006).

Na minha opinião a filosofia é uma disciplina muito importante porque
nos ensina a dialogar e a entender melhor o mundo em que
vivemos.(Joyce de Pontes – 1003).

Filosofia para mim é muito importante pois muitas coisas. Durante todo
esse ano aprendi que nunca tinha sido noção do que já tinha acontecido
no Brasil e no mundo. As aulas de Filosofia me ensinaram coisas que
eu vou levar para a vida inteira. (Miriam Baia Sant'ana – 1006).

A Filosofia em todo este ano foi muito importante, pois melhorei meu
modo de falar, de viver, aprendi que a vida nos ensina muitas coisas e
aprendi também a debater nas assembleias (Eduardo Felipe – 1003).

A filosofia cresceu muito ultimamente pois ela é muito importante, é
importante pois faz você enxergar as coisas mais profundamente (Rafael
Porto – 1003).

Eu vejo a filosofia como uma grande arte de pensar e saber. Por mais
que eu não me interesse pelos estudos, eu gosto de refletir sobre o
que já aconteceu na terra e pensar no que vai acontecer (Eduardo
Teixeira Igreja – 1004).

Filosofia para mim é uma matéria muito importante, pois nela podemos
refletir, pensar “logicamente”, saber expor nossos pensamentos. Depois
de uma aula chata de projeto e inglês, a aula de filosofia na minha
opinião é a melhor matéria de quarta feira, pois aprendemos a agir na
sociedade em que vivemos. Professor o senhor está de parabéns, eu amo
suas aulas, e espero que ano que vem eu possa estudar de novo com o
senhor (Amanda Machado – 1006).

A filosofia é uma ótima disciplina, nos ajuda a voltar ao passado e
tentar descobrir as coisas que estão acontecendo no muno hoje e por
que. (Renan Batista – 1006).

É importante para sabermos argumentar e dar nossa opinião sobre a
sociedade. (Kelly Cristina de Lima Goulart – 1006)

Ela é importante para saber dialogar com o outro e saber discutir de
modo coerente. (Nicholas – 1006).

A filosofia para mim é uma disciplina indispensável pois nos ajuda a
pensar e refletir em diversas coisas que vivenciamos em nosso
cotidiano. (Joyce Moura – 1003).

Filosofia é muito importante, ela não é como outras matérias, não é só
chegar aqui e falar o que os filósofos falavam, é chegar aqui e
mostrar que filosofia é cultura, e também que é importante para o país
em que vivemos (Karina Morena Fontes – 1003).

Importante em todos os momentos, pois significa “amor à sabedoria” e
nos ensina a lodar com a vida. (Kamila de Souza Fonseca – 1003).

Eu vejo a filosofar como uma forma de pensamento diferente do que
costumamos ver, e que nos leva a pensar e analisar as coisas à nossa
volta. (Letícia Veríssimo S. Brito – 1003).

Ela ensina como nos relacionarmos melhor com a pessoas, ela é
importante quando formos a uma entrevista de emprego, por exemplo.
(Rosana de Albuquerque Gomes – 1003).

É boa para vermos a vida de várias maneiras e termos condições de
expressar o que está em nossa mente. (Samuel Gomes Prado – 1003).

A disciplina filosofia é uma das mais importantes pois com ela
aprendemos a dialogar, argumentar e quem sabe até nos ajudar com as
coisas materiais e as imateriais. (Thayanne Ribeiro Quirino – 1003).

A filosofia é importante para nós pois assim podemos aprender mais
sobre ela e tentar mudar o presente se preciso. É importante para nos
ajudar a ver o futuro como algo pelo qual devemos lutar para a
melhoria. (Winnie Costa dos Santos – 1004).

A Filosofia para mim é muito importante e deveria ser ensinada em
todas as escolas. Para mim, a filosofia deveria ter mais tempo aqui
mesmo no Walter Orlandine, deveria ter mais debates e tudo o mais.
(Vitória Santos – 1003).

Ela ensina como agir no meio com métodos bons. Eu tenho meu voto para
a Filosofia, eu gosto e dá oportunidades da pessoa dizer o seu ponto
de vista. (Vitória Rodrigues Farajaedo – 1003).

Bom, a disciplina que, para mim, nos abre os olhos e nos transmite o
conhecimento, sendo muito importante na implantação da democracia.
(José Hilton – 1003)

Eu vejo a aula de filosofia como uma aula em que as pessoas tem
liberdade de expressão e podem dizer o que elas realmente pensam.
(Laryssa Mello Pereira – 1003)

A filosofia é importante, pois nos leva a saber coisas que não
aprenderíamos sozinhos, e que tem a ver com o mundo. (Kemilly S. De
Oliveira)

Na minha opinião a filosofia é importante, pois nos ajuda a refletir e
saber mais sobre muitos assuntos e debatê-los, mostrando o que cada um
pensa sobre cada assunto discutido. (Carollina Bastos – 1006)

A aula de filosofia é um pouco chata, mas é importante para
aprendermos a argumentar e a debater, e faz a gente entender um pouco
como surgiu o universo, etc. (Georgia Vasconcellos – 1005).

Eu particularmente gosto demais de filosofia, pois nos faz ver um fato
de vários modos, ensina a ser mais perseverante nas nossas ideias. E
também a filosofia ensina a força do diálogo e que podemos passar
nossas ideias e lutar por elas, sem “agredir”, só sabendo usar a
argumentação. (Lyvia Ignacio – 1005).

Vejo como uma disciplina muito importante para o resto de nossas vidas
pois nos ensina a ver o mundo de um jeito diferente e também a
dialogar melhor. (Sérgio Junior – 1005)

A filosofia é muito boa pois nos ensina a lidar com os nossos
problemas e nos faz enxergar com outros olhos, bem como termos
pensamentos diferentes. E, em muitas vezes, nos ensina a lutar pelos
nossos direitos e pela verdade. (Jéssica Oliveira – 1005).

É uma disciplina que ajuda a pensar de certa forma, como se deve
seguir a vida, nossas opiniões, conceitos, etc. Mas talvez ela não
seja tão importante para nossa vida profissional como as outras
matérias. (Mayara Salles M. Domas – 1005).

Vejo como uma forma de pensar melhor, de entender as coisas de um modo
diferente. (Mylena Souza Frasson – 1005).

Ela é importante porque nos oferece mais conhecimentos e uma outra
visão sobre o mundo. (Luciana M. Silva – 1005).

A filosofia nos ensina a argumentar, analisar nossos pontos de vista,
nossos direitos e lutar por eles. Mostrando para nós que devemos lutar
e saber argumentar para conseguir o que queremos. (Ana Carolina
Martinez – 1003).


A filosofia nos ajuda a pensar mais, irmos mais além em nossos
pensamentos. (Amanda Caroline de Souza Alvez – 1003).

Ela pode ser importante para ajudar a gente na dialética 9a arte do
diálogo) e ensinar muitas outras coisas boas. Acho que ela é muito
importante. (Kevellyn Barcelos – 1005).

Nós aprendemos a debater melhor, falar bem na frente de outras
pessoas, a fazermos debates em assembleias, a respeitar quando os
nossos companheiros estão falando. É muito importante estudar
filosofia! (Juliana Rodrigues – 1005).

Eu gostei muito de ter uma matéria como filosofia. Eu não sabia que
poderia aprender coisas com essa matéria, mas aprendi e o mudei o meu
jeito de pensar e por isso sou uma pessoa melhor. A filosofia é e
sempre será a matéria que eu melhor aprendi no Walter Orlandini.
(Sthefany dos Santos – 1005).

Ela é importante pelo fato de poder falar o que a gente pensa.
(Michelle do Amaral – 1006)

É uma matéria que nos faz pensar que podemos muitas coisas, nos faz
refletir no que outros filósofos e pessoas fizeram e que nós também
poderíamos fazer, mas não damos valor. Filosofia deveria ser ensinado
a todos. (Juan da Silva Faria – 1004)

A filosofia para muitas pessoas pode não parecer importante, mas é,
pois nos ajuda a ver a vida de uma outra forma, nos ajuda a dialogar
sabiamente e encontrar respostas lógicas para perguntas difíceis.
(Michael Araújo das Chagas – 1004)

A filosofia é importante para o raciocínio lógico e para pensar mais
nas coisas, por isso o governo não aumenta o tempo das aulas, eles não
querem que os estudantes tenham o raciocínio preciso para discutir e
argumentar. (Nathália - 1004).

A filosofia é boa, pois ela nos mostra várias formas de pensar e
também nos propõe a nossa liberdade de pensar e agir. (Matheus da
Silva Couto – 1004).

Na minha opinião a filosofia é importante porque podemos ter nossa
própria opinião e, dessa forma, uma sociedade democrática. (Tamires
Lorena – 1004).

Eu vejo a disciplina da filosofia como muito importante, pois nos faz
raciocinar melhor e ver o mundo com mais clareza para podermos
resolver os problemas do dia a dia. (Lucas Marins Silva – 1004).

Pode ser importante para o futuro. Por exemplo, em uma entrevista de
emprego e como você se colocará nela. A filosofia nos deixa com a
mente mais fluida e aberta. Temos mais discernimento. Eu, como
Sócrates, também pergunto: o que é filosofia? Com essa pergunta faço o
desfecho da minha análise e resposta. (Alexandre Lourenço da Silva
Junior – 1004)

A filosofia é a arte da argumentação. O que que a torna importante é
que, através da Filosofia, aprendemos a argumentar e a lutar pelos
nossos direitos A filosofia liberta nossas ideias e pensamentos.
(Michelle Ferreira Mota – 1004).

A filosofia é muito interessante. Por exemplo, eu ouvi falar em
Sócrates mas eu nunca soube de nada disso que estamos estudando agora.
Agora eu já sei bastante coisas sobre ele. (Claudio Henrique – 1004).

Eu vejo a filosofia como um modo de refletir, e acha que ela pode ser
importante nesse aspecto: pensamento, reflexão. Pois acho que a
filosofia é uma matéria mais para isso: pensamento. (Carina Salustiano
– 1004).

Eu vejo isso como uma forma das pessoas perceberem a vergonha e o medo
de enfrentar as coisas com mais confiança. Debatendo o que pensa, com
todos que estão com ele em alguma reunião, fazendo isso acontecer em
uma assembleia. (Daniele Gonçalves Santos – 1004).

Eu acho fantástica. É muito legal estudar sobre mito, sobre os deuses,
entre outras coisas. (Mariana – 1004)
A filosofia é importante pois te ajuda a falar em público, reuniões,
trabalhos e entre outras coisas mais. (Lucas Bandeira – 1004)


Ela é uma ferramenta que nos faz questionar o cotidiano, nos ajuda a
refletir e a nos expressar melhor. (Larissa Melo – 1004).


Eu a vejo como uma disciplina que pode nos ajudar a debater as coisas
que nos queremos defender por meio de palavras. (Beatriz Silva de
Santana – 1004).


Bem interessante, pois nos força a pensar e a usar a lógica,
aumentando nossos argumentos numa discussão (Bárbara Caroline – 1004)


Ela é importante para incentivar as pessoas a falarem daquilo que
acham correto. (Mirian Macedo Marins – 1001)
A filosofia é uma matéria que nos dias de hoje não tem muito valor.
Porém, na minha opinião, ela é muito importante para o nosso
desenvolvimento sobre um grupo, e com apenas um ano de filosofia eu
aprendi maneiras de impor minha opinião e defendê-la. (Thamiris
Barbosa – 1001)


Ela pode ser importante para muitas coisas. Mas, para saber vestas
coisas, devemos ler e reler e entender. (Jéssica Cordeiro Vitorino –
1004).


Na minha opinião a filosofia é importante para nos ajudar e informar e
ensinar a superar contradições, a buscar uma resposta verdadeira, nos
ensina a ouvir, questionar, debater e aprender. Melhora o diálogo,
ajuda a entender a sociedade e a falar de modo coerente. (Tallita
Mattos da Fonseca – 1004).




--
Rafael Huguenin
http://www.rafaelhuguenin.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Com 1 ano, Estatuto da Igualdade Racial ainda patina no país

Folha de São Paulo, domingo, 11 de dezembro de 2011
Com 1 ano, Estatuto da Igualdade Racial ainda patina no país

Direitos estabelecidos por documento são aplicados em poucos Estados
e municípios por falta de regulamentação

Entre as medidas previstas e ainda com adesão tímida estão cotas para
negros em concursos públicos

FLÁVIA FOREQUE
RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA
O Estatuto da Igualdade Racial completou um ano de vigência, mas
ainda é aplicado de forma tímida por União, Estados e municípios. A
falta de regulamentação dos principais pontos mantém no papel medidas
previstas na lei, como cotas para a contratação no serviço público.

A reserva de vagas para negros no funcionalismo, prevista no texto
sancionado por Lula em outubro de 2010, só foi aplicada pelo Rio de
Janeiro. O Estado adotou a cota de 20% para negros e índios nos
concursos públicos, usando o critério da autodeclaração.

Outros dois (Paraná e Mato Grosso do Sul) mantêm essa política, mas
ela foi adotada por iniciativa isolada, muito antes do estatuto.

MUNICÍPIOS

Entre as cidades, a adesão é ainda mais baixa em termos
proporcionais: só 8 dos 5.500 municípios adotaram as cotas, de acordo
com levantamento da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da
Igualdade Racial).

O autor do projeto de lei que deu origem ao estatuto, senador Paulo
Paim (PT-RS), se queixa que muitos pontos dependem ainda de
regulamentação, processo que caminha a passos lentos. "Na verdade,
sabemos que dependemos da vontade política."

Paim cita que menos de 20% dos municípios aplicam o artigo que prevê
o ensino da história dos negros na formação do povo brasileiro. "São
leis importantes, mas, se a população não tomar conhecimento, não
pressionar, vão demorar muito para serem aplicadas", completa.

Motivo de controvérsia no Legislativo, o estatuto foi aprovado com um
texto esvaziado dos pontos mais polêmicos: cotas para negros em
universidades federais, na programação diária das TVs e em peças
publicitárias.

Em sua defesa, o governo afirmou que as ações previstas na lei seriam
regulamentadas em breve e chegou a falar em um "novembro negro".

Ativistas do movimento negro, no entanto, acusam o governo de fazer
muito pouco pela causa.

saudades de Cora Coralina

Cora Coralina


Ajuntei todas as pedras

que vieram sobre mim.

Levantei uma escada muito alta

e no alto subi.

Teci um tapete floreado

e no sonho me perdi.

Uma estrada,

um leito,

uma casa,

um companheiro.

Tudo de pedra.

Entre pedras

cresceu a minha poesia.

Minha vida...

Quebrando pedras

e plantando flores.

Entre pedras que me esmagavam

Levantei a pedra rude

dos meus versos.

domingo, 11 de dezembro de 2011

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!


Serviço 102 (Informações)
Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05.
Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação fone 0300-789-5900..
Para informações da lista telefonica, use o nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.
*Correios*
Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/ Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela.
Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível.

O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R $0,27 (o grama).


Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?
*Telefone Fixo para Celular*
A MELHOR DE TODAS!!!
Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal..


Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.
Exemplos:
9XXX - 2522 + 2 / 9X7X - 1345 + 5Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular chamado!

Serviços bancários pela Internet
Para quem acessa o Home Banking de casa.


Vale a pena ler e se prevenir.
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.
Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata!

Não tecle nada.



2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez .

Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.

Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal.

Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha..


3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.
Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

Estas sinistras festas de Natal

Estas sinistras festas de Natal

Por Gabriel García Márquez

Ninguém mais se lembra de Deus no Natal. Há tanto barulho de cornetas e de fogos de artifício, tantas grinaldas de fogos coloridos, tantos inocentes perus degolados e tantas angústias de dinheiro para se ficar bem acima dos recursos reais de que dispomos que a gente se pergunta se sobra algum tempo para alguém se dar conta de que uma bagunça dessas é para celebrar o aniversário de um menino que nasceu há 2 mil anos em uma manjedoura miserável, a pouca distância de onde havia nascido, uns mil anos antes, o rei Davi.

Cerca de 954 milhões de cristãos – quase 1 bilhão deles, portanto – acreditam que esse menino era Deus encarnado, mas muitos o celebram como se na verdade não acreditassem nisso. Celebram, além disso, muitos milhões que nunca acreditaram, mas que gostam de festas e muitos outros que estariam dispostos a virar o mundo de ponta cabeça para que ninguém continuasse acreditando. Seria interessante averiguar quantos deles acreditam também no fundo de sua alma que o Natal de agora é uma festa abominável e não se atrevem a dizê-lo por um preconceito que já não é religioso, mas social.

O mais grave de tudo é o desastre cultural que estas festas de Natal pervertidas estão causando na América Latina. Antes, quando tínhamos apenas costumes herdados da Espanha, os presépios domésticos eram prodígios de imaginação familiar. O menino Jesus era maior que o boi, as casinhas nas colinas eram maiores que a Virgem e ninguém se fixava em anacronismos: a paisagem de Belém era complementada com um trenzinho de arame, com um pato de pelúcia maior que um leão que nadava no espelho da sala ou com um guarda de trânsito que dirigia um rebanho de cordeiros em uma esquina de Jerusalém.

Por cima de tudo, se colocava uma estrela de papel dourado com uma lâmpada no centro e um raio de seda amarela que deveria indicar aos Reis Magos o caminho da salvação. O resultado era na realidade feio, mas se parecia conosco e claro que era melhor que tantos quadros primitivos mal copiados do alfandegário Rousseau.

A mistificação começou com o costume de que os brinquedos não fossem trazidos pelos Reis Magos – como acontece na Espanha, com toda razão –, mas pelo menino Jesus. As crianças dormíamos mais cedo para que os brinquedos nos chegassem logo e éramos felizes ouvindo as mentiras poéticas dos adultos.

No entanto, eu não tinha mais do que cinco anos quando alguém na minha casa decidiu que já era hora de me revelar a verdade. Foi uma desilusão não apenas porque eu acreditava de verdade que era o menino Jesus que trazia os brinquedos, mas também porque teria gostado de continuar acreditando. Além disso, por uma pura lógica de adulto, eu pensei então que os outros mistérios católicos eram inventados pelos pais para entreter aos filhos e fiquei no limbo.

Naquele dia – como diziam os professores jesuítas na escola primária –, eu perdi a inocência, pois descobri que as crianças tampouco eram trazidas pelas cegonhas desde Paris, que é algo que eu ainda gostaria de continuar acreditando para pensar mais no amor e menos na pílula.

Tudo isso mudou nos últimos 30 anos, mediante uma operação comercial de proporções mundiais que é, ao mesmo tempo, uma devastadora agressão cultural. O menino Jesus foi destronado pela Santa Claus dos gringos e dos ingleses, que é o mesmo Papai Noel dos franceses e aos que conhecemos de mais. Chegou-nos com o trenó levado por um alce e o saco carregado de brinquedos sob uma fantástica tempestade de neve.

Na verdade, este usurpador com nariz de cervejeiro é simplesmente o bom São Nicolau, um santo de quem eu gosto muito e porque é do meu avô o coronel, mas que não tem nada a ver com o Natal e menos ainda com a véspera de Natal tropical da América Latina.

Segundo a lenda nórdica, São Nicolau reconstruiu e reviveu a vários estudantes que haviam sido esquartejados por um urso na neve e por isso era proclamado o patrono das crianças. Mas sua festa é celebrada em 6 de dezembro, e não no dia 25. A lenda se tornou institucional nas províncias germânicas do Norte no final do século 18, junto à árvore dos brinquedos e a pouco mais de cem anos chegou à Grã-Bretanha e à França.

Em seguida, chegou aos Estados Unidos, e estes mandaram a lenda para a América Latina, com toda uma cultura de contrabando: a neve artificial, as velas coloridas, o peru recheado e estes quinze dias de consumismo frenético a que muito poucos nos atrevemos a escapar.

No entanto, talvez o mais sinistro destes Natais de consumo seja a estética miserável que trouxeram com elas: esses cartões postais indigentes, essas cordinhas de luzes coloridas, esses sinos de vidro, essas coroas de flores penduradas nas portas, essas músicas de idiotas que são traduções malfeitas do inglês e tantas outras gloriosas asneiras para as quais nem sequer valia a pena ter sido inventada a eletricidade.

Tudo isso em torno da festa mais espantosa do ano. Uma noite infernal em que as crianças não podem dormir com a casa cheia de bêbados que erram de porta buscando onde desaguar ou perseguindo a esposa de outro que acidentalmente teve a sorte de ficar dormido na sala.

Mentira: não é uma noite de paz e amor, mas o contrário. É a ocasião solene das pessoas de quem não gostamos. A oportunidade providencial de sair finalmente dos compromissos adiados porque indesejáveis: o convite ao pobre cego que ninguém convida, à prima Isabel que ficou viúva há 15 anos, à avó paralítica que ninguém se atreve a exibir.

É a alegria por decreto, o carinho por piedade, o momento de dar presente porque nos dão presentes e de chorar em público sem dar explicações. É a hora feliz de que os convidados bebam tudo o que sobrou do Natal anterior: o creme de menta, o licor de chocolate, o vinho passado.

Não é raro, como aconteceu frequentemente, que a festa acabe a tiros. Nem tampouco é raro que as crianças – vendo tantas coisas atrozes – terminem acreditando de verdade que o menino Jesus não nasceu em Belém, mas nos Estados Unidos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Segundo Jô Soares, o professor está sempre errado...

Pura verdade....
______________________________
O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

O material escolar mais barato
que existe na praça é o
PROFESSOR!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

A educação brasileira – desafios e perspectivas

Ronaldo Campos

Ultimamente, tornou-se comum falar em colapso do sistema educacional brasileiro. Podemos perceber uma lamentação, uma queixa tanto por parte do professor, como por parte do aluno: a nossa remuneração é baixa; os alunos não estudam mais como antigamente; a escola mudou; a educação no Brasil não é valorizada pelo governo, as escolas não são tão competitivas e muitas outras falas são recorrentes. É certo que essa crise não se restringe apenas ao universo das escolas e das práticas educativas da nossa sociedade. Vivemos um momento de mudanças e de quebra de paradigmas que se especifica num estado de descontentamento generalizado manifestado em uma crise do cidadão, dos valores, da moral e dos costumes. Dessa forma, o que antes acreditávamos ser o certo (ou o mais adequado), hoje é questionado.
Pensar a educação nesse mundo globalizado e em constante transformação (que busca ser inclusivo, solidário e igualitário) não é tarefa das mais simples. Pelo contrário, há inúmeros problemas, como por exemplo, como lidar com o excesso de dados. Vivemos uma época onde a informação é obtida com extrema rapidez e em grande quantidade, o que pode nos levar ao risco de perder a objetividade ou utilizar dados incorretos e distorcidos. Outro problema pode ser encontrado na nossa dificuldade de lidar com a diversidade (com o diferente) e com as múltiplas manifestações culturais e identitárias presentes na sociedade. Nos dias de hoje, a relação identidade-diversidade é de suma importância para perceber as múltiplas manifestações (sociais, culturais, de gêneros, ideológicas) que agem como referências identitárias, muitas vezes transitórias, para os vários grupos de uma coletividade. Na contemporaneidade, os significados assumidos, portanto não são estáveis e sim processuais e a identidade deixa de ser um evento consumado para ser uma produção. Essa heterogeneidade não deriva de uma síntese, pelo contrário, é o pólo identitário que cede à diversidade e se multiplica em identidades.
Nesse mundo pós-moderno, onde as fronteiras foram “abolidas” graças às inovações tecnológicas dos meios de comunicação e de transportes, vivemos a sensação do caos, da falta de um arcabouço teórico que nos localize e nos dê segurança.
Somos invadidos por um turbilhão interminável de informações. Podemos descobrir em instantes um mundo infinito de possibilidades. Conduto, esse acesso ilimitado e diariamente aberto a todos acaba por nos impor uma série de responsabilidades e limites. Por exemplo, a produção ou a divulgação de dados e imagens pela internet não pode ser realizada sem critérios ou de maneira leviana. O modo como esses dados serão divulgados tem que passar por um crivo que verifique o impacto (as conseqüências) no nosso dia a dia.
Assim, somos obrigados a nos perguntar como pensar a educação nesse mundo globalizado e informatizado que nos impõe tantos desafios. A escola (e, conseqüentemente, o aluno) deve estar pronta para enfrentá-los. Será exigido da escola e dos alunos habilidades e competências, tais como ciência, eficácia, força, valores e capacidade na solução de questões que, por sua vez, exigirão um saber múltiplo, porque cada vez mais esses problemas se apresentam como diversos na sua abrangência e surpreendentes na habilidade de sua definição.
Não podemos esquecer que a educação não é um trabalho isolado do pedagogo ou do professor. A prática educativa (e o próprio ato de pensar a educação) exige uma visão interdisciplinar e uma intencionalidade. Pois, o ato de educar ao seu modo também é um tipo de ação política que envolve um processo individual e, ao mesmo tempo, coletivo. A escola (particular ou pública) relaciona com o sujeito a quem ambiciona educar. Simultaneamente, é um espaço social que tem um objetivo a ser cumprido. Não é imparcial e por essa razão participa de forma ampla do meio sócio-histórico-temporal onde se inseri ao interferir e, no mesmo momento sofrer a influência desse contexto. O que significa que a instituição escolar faz parte da realidade e a ela se menciona a todo instante, desde os fatos mais corriqueiros até as suas realizações mais ambiciosas.
Toda escola tem no seu projeto político pedagógico uma fundamentação filosófica, sociológica e antropológica que define qual a idéia de indivíduo que busca formar, ou seja, a escola forma um cidadão para uma determinada sociedade. Nesse processo ela sempre se depara com novos desafios, entre eles, o de instituir categorias mais apropriadas para atender a multipluralidade dos indivíduos que dela tomam parte. Admitir, incluir e respeitar essa diversidade é um aspecto importante para nortear a modificação de uma sociedade que ao longo de sua história foi marcado pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino arcaico e descontextualizado. Desse modo, se os estudantes têm acesso as inúmeras de possibilidades via tecnologia digital, então a escola não pode mais negar as modificações ocasionadas nos processos de aprendizagem, isto é, as políticas públicas educacionais devem ser repensadas, com o objetivo de valorizar não mais a simples transferência de conhecimentos de forma hierárquica e centralizada, mas sim, aquelas que instiguem a participação, a cooperação, a independência e o protagonismo do educando, capacitando-o para a integração nesse novo panorama social que se organiza.

domingo, 4 de dezembro de 2011

A Campanha pelos 10% do PIB está colhendo votos em todo o país, através do Plebiscito Nacional.

A Campanha pelos 10% do PIB está colhendo votos em todo o país, através do Plebiscito Nacional.


A campanha também está fazendo uma consulta eletrônica com o objetivo de ampliar a participação popular e de divulgar a coleta oficial de votos e dessa forma, avançar na luta pelo investimento de 10% do PIB para a Educação Pública Já!


Para participar da Consulta basta clicar neste link http://www.dezporcentoja.com.br/ e votar. Repasse para seus colegas, familiares, amigos, etc. Mas não se esqueça: a coleta de votos não terminou! Diga para esses mesmos colegas, amigos e familiares que a votação nas urnas também é fundamental para fortalecer a campanha!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

beijos proibidos




Curioso como uma imagem de um simples beijo pode gerar tanto mal estar. O que pode chocar mais dois homens (ou duas mulheres, ou ainda um homem e uma mulher) se beijando ou uma criança passando fome?


Alguns dirão que o que os deixou mais incomodados pela imagem produzida pela Benetton está no fato que esta imagem não é verdadeira (é uma fotomontagem, por exemplo, do papa com o líder da igreja ordotoxa). O que teria incomodado é a mentira. Esse beijo nunca teria existido e por isso essa ação publicitária aparenta uma atitude imoral.



Mas, por que a imagem verdadeira de crianças passando fome (ou cenas reais que presenciamos todos os dias nas grandes cidades do mundo) não incomoda mais ninguém? Por que nos tornamos tão insensíveis aos problemas dos outros? Por que o mundo se tornou uma grande revista de fofoca (estamos preocupados com a vida sexual de religiosos\lideres de Estado e não nos preocupamos com os sofrimentos reais de pessoas que estão tão próximas de nós)?

uma história severina - o filme



Mostra de Filme do NIS
Exibição do filme: Uma história Severina, 2005, 22 min. Direção de Debora Diniz e Eliane Brum.
Local: Livraria Largo das Letras
Data: 07 de Dezembro
Horário: 19h


Sinopse: Em 22 minutos, o filme narra a dolorosa peregrinação de Severina, moradora de Chã Grande, no interior de Pernambuco, em busca do direito de abortar o feto sem cérebro que carregava no útero. No dia em que o Supremo cancelou o direito ao aborto, Severina estava internada num hospital para interromper a gravidez de quatro meses. A cirurgia então foi cancelada – e começou a via-crúcis de Severina e seu marido, Rosivaldo.


após o filme, teremos um debate com a diretora!
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