sexta-feira, 13 de março de 2009

Filme da semana - Ser e Ter



  • Ser e Ter (Être et avoir / To Be and to Have) - FRA. 2002, Documentário, 104 minutos. De Nicholas Philibert . Com: Georges Lopez (professor)
  • O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.


quinta-feira, 12 de março de 2009


Educação

EDUCAÇÃO

A educação é um fenômeno social e universal. É uma exigência da vida social, uma parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma dada sociedade. Se não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade, a educação é socialmente determinada ou seja, é determinada por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Portanto, a educação é  uma atividade humana necessária à toda existência e funcionamento de todas as sociedades. É o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar em sociedade e a transformá-la em função de necessidades sócio-culturais e econômicas da coletividade.

Através da ação educativa o meio social exerce influências sobre os indivíduos. Estes ao assimilarem e recriarem essas influências tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.Tais influências se manifestam através dos(das) conhecimentos, experiências, valores crenças, modos de agir, técnicas e costumes.

Em sentido amplo, educação se refere aos processos formativos que ocorrem no meio social, nos quis os indivíduos estão envolvidos de modo necessário pelo simples fato de existirem nesse sentido. Existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização política, econômica e legal de sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana. Educação não intencional ou educação informal sofre influencias do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Correspondem aos processos de aquisição de conhecimentos, experiências, idéias, valores, práticas, que estão ligados especificamente a uma instituição e nem são práticas intencionais e conscientes. São situações e experiências casuais, espontâneas, não organizadas, embora influam na formação humana.

Em sentido estrito, a educação ocorre em instituições especificas, escolares ou não, com finalidades explicitas de instrução e ensino mediante uma ação consciente, deliberada e planificada embora sem separar-se daqueles processos formativos gerais.

A educação intencional correspondem as influências, onde há intenções e objetos definidos conscientemente (exemplos: educação escolar e educação extra-escolar). Há uma intencionalidade e consciência por parte do educador (que pode ser o pai, o professor, ou um adulto em geral) quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir. Há métodos, técnicas, lugares e condições especificas prévias criadas deliberadamente para suscitar idéias, conhecimentos, valores, atitudes e comportamentos.

As formas de educação intencional podem variar de acordo com o objetivo pretendido: educação não
formal (fora do sistema educacional convencional) – é a educação ministrada pelos movimentos sociais organizados, meios de comunicação de massa, etc; temos também a educação formal que ocorre nas escolas ou outras agências de instrução e educação como igrejas, sindicatos, partidos, empressas (nesses espaços deve haver ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematizações e procedimentos didáticos.

A educação escolar propriamente dita se destaca das demais por ser suporte e requisito delas.

EDUCACAO = PROCESSO CONSTANTE DE VIR-A-SER.
HOMEM = PESSOA COM STATUS DE SUJEITO

O ser humano não está totalmente condicionado (é mais ou menos livre) e é capaz de tomar decisões em condições adversas.
A educação é o processo que ajuda o sujeito a construir as suas capacidades para atingir a plenitude, apropriando-se dos instrumentos que possibilitam uma participação capacitada; assimilar criticamente a realidade; relativamente decidir, organizar e concretizar ações; transformar o real.
Toda proposta de educação é uma proposta de valores, de um tipo de Homem e um tipo de sociedade. O que requer uma reflexão prévia e continuada e de uma prática coerente com a realidade.